Currículo
Economia do Turismo Cultural 04692
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Optativas Roterdão > Optativa Condicional
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se com esta unidade curricular transmitir aos alunos os principais conceitos da economia do turismo, tendo em conta a evolução e desenvolvimento do sector ao longo dos tempos, focando-se em particular no nicho do turismo cultural. Com base num envolvimento crítico com as teorias fundamentais e a literatura empírica, os alunos são desafiados a identificar e comentar os efeitos, oportunidades e desafios relacionados com o turismo cultural. Os alunos irão melhorar suas habilidades de apresentação e redação fazendo apresentações em sala de aula e escrevendo um ensaio final.
Programa
I. A abordagem econômica do turismo/turismo cultural II. Economia do Turismo - Definições, estado da arte III. Economia do Turismo Cultural 4. Organização e gestão do sector do turismo V. Património cultural e turismo - Turismo Rural - Cidades e turismo - Eventos VI. Turismo Cultural e Desenvolvimento VII. Cultura, turismo e sustentabilidade VIII. Possíveis cenários futuros - Recapitulação
Método de Avaliação
A avaliação é composta por 2 elementos: 1) Apresentação (30%) 2) Ensaio(70%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 104.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- .•Assaf, a. and R. Scuderi (2020). COVID-19 and the recovery of the tourism industry, Editorial, Volume: 26 issue: 5, page(s): 731-733: -- -- --
- • Frey, B. and A. Briviba (2021). A policy proposal to deal with excessive cultural tourism, European Planning Studies, 29:4, 601-618.•: -- -- --
- • Bramwell, B., Higham, J., Lane, B., & Miller, G. (2017). Twenty-five years of sustainable tourism and the Journal of Sustainable Tourism: looking back and moving forward.: -- -- --
- • Sharpley, R., & Harrison, D. (2019). Introduction: tourism and development–towards a research agenda. In A Research Agenda forTourism and Development. Edward Elgar Publishing.: -- -- --
- • Sharpley, R. (2019). Tourism, development and the consumption of tourism. In A Research Agenda for Tourism and Development.Edward Elgar Publishing.: -- -- --
- • Ioannides, D., & Gyimóthy, S. (2020). The COVID-19 crisis as an opportunity for escaping the unsustainable global tourism path. TourismGeographies, 1-9.: -- -- --