Currículo
Gestão do Marketing (2.º Ciclo - Ch) M9124
Contextos
Groupo: Gestão de Empresas - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Uma perspectiva teórico/prática do Marketing 2.Abordagem crítica da gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas como instrumento maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos. 3. Compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações, como génese da captura e fidelização de consumidores sofisticados em mercados competitivos. 4.Aquisição de competências de apreciação crítica dos conceitos de comunicações em Marketing numa perspectiva integrada com os outros elementos do marketing mix. 5. Compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.
Programa
Promover uma compreensão profunda dos conceitos chave de marketing, suas ferrramentas e relacionamento com as demais funções gerenciais. Conteúdos principais: 1) Marketing e sua evolução 2) Estratégia e sua evolução 3) O marketing plan 4) Estratégia de Marketing 5) Análise SWOT 6) Segmentação, Targeting e Posicionamento 7) Marketing Mix 8) Inovação de marketing
Método de Avaliação
Trabalhos de grupo (40%). Exame (50%) Participação individual (10%) Nota min. exame 8.5 assiduidade mínima de 80% Os alunos que reprovem na avaliação regular possuem 2 épocas de exame (1ª e de recurso), com ponderação de 100%. Os alunos aprovados podem inscrever-se para melhoria na época de recurso. Se optarem pelo exame de 1ª época terão de informar o docente por escrito e perdem a nota da avaliação regular. Nota mínima para aprovação igual ou superior a 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Hollensen, Svend (2015). Marketing Management: a relationship approach. 3rd. Edition. Pearson.:
Secundária
- Palmatier, R. W., & Sridhar, S. (2017). Marketing strategy: Based on first principles and data analytics. Macmillan International Higher Education.: