Currículo

Liderança e Gestão de Recursos Humanos M9126

Contextos

Groupo: Gestão de Empresas - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender o papel da liderança na criação de vantagem competitiva sustentada através das pessoas OA2. Avaliar as condições nas quais a competitividade organizacional está associada à liderança e às práticas e sistemas de RH OA3. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis

Programa

CP1. Liderança, GRH e organizações: das práticas de gestão de pessoas à sustentabilidade CP2. Liderança e promoção da performance individual e coletiva: • Estilos de liderança • Lmx • Liderança transformacional e carismática • Liderança autêntica e identidade CP3. GRH e capacidades organizacionais: • Clima de serviço • Coordenação relacional CP4. GRH e capacidades dinâmicas: promover a sustentabilidade através de: • Ambidextria organizacional • Fiabilidade organizacional

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre implica: um teste (70%); um trabalho de grupo (30%). Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bos‐Nehles, A., Townsend, K., Cafferkey, K., & Trullen, J. (2023). Examining the Ability, Motivation and Opportunity (AMO) framework in HRM research: Conceptualization, measurement and interactions. International Journal of Management Reviews, 25(4), 725–739 Northouse, P. G. (2021). Leadership: Theory and practice (9th edition). London: Sage. Pfeffer, J. (2005) Producing sustainable competitive advantage through the effective management of people. Academy of Management Executive, 19, 4, 95-106. Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons.:

Secundária

  • Bolton, R., Logan, C., & Gittell, J. H. (2021). Revisiting relational coordination: A systematic review. The Journal of Applied Behavioral Science, 1-33. Collins, C. (2021). Expanding the resource based view model of strategic human resource management. International Journal of Humana Resource Management, 32(2) 331-358. Hong et al. (2013). Missing Link in the service profit chain. Journal of Applied Psychology, 98, 2, 237-267. Jiang et. al. (2012). How does human resource management influence organizational outcomes? Academy of Management Journal, 55, 6, 1264-1294. Mehraein, V., Visintin, F & Pittino, D. (2023). The dark side of leadership: A systematic review of creativity and innovation. International Journal of Management Reviews, 25(4), 740–767. Muff et al. (2020). How to apply responsible leadership theory in practice: A competency tool to collaborate on the sustainable development goals. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27:2254-2274. O’Reilly III and Tushman, M. (2013). Organizational ambidexterity: Past, present, and future. Academy of Management Perspectives, 27, 324–338.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre