Currículo
Estratégia, Planeamento e Controlo M9125
Contextos
Groupo: Gestão de Empresas - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA) : OA1. Desenvolver conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas. OA2. Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas OA3. Introduzir conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias competitivas e corporativas OA4. Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica OA5. Desenvolver pensamento crítico OA6. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
Programa
Os conteúdos programáticos (CP) são adaptados a alunos licenciados noutras áreas e consistem no seguinte: CP1. Fundamentos de estratégia CP2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências CP3. Análise interna da organização CP4. Análise da envolvente externa CP5. Estratégias de negócio CP6. Estratégias corporativas. CP7. Implementação da estratégia CP8. Controlo estratégico
Método de Avaliação
Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre ) i. Teste escrito individual 50% ii. Trabalho de grupo 40% iii. Relatório do seminário 10% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 em cada uma das componentes da avaliação. Opção 2 (Avaliação por exame) Aprovação: 10 valores ou superior
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Barney, J. & Hesterley S. (2019). Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson. Grant, R. (2021). Contemporary Strategy Analysis, 11th edition, Wiley. Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021). Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press.:
Secundária
- Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014). Dynamic capabilities vs. innovation capability: Are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), 368-384. Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000). Dynamic capabilities: What are they? Strategic Management Journal, 21(10/11), 1105-1121. Gebauer, H. (2011). Exploring the contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), 1238-1250. Prange, C. & Verdier, S. (2011). Dynamic capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), 126-133. Riviere, M. & Suder, G. (2016). Perspectives on strategic internationalisation: Developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), 847-858. Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18(7), 509-533.: