Currículo

Estratégia, Planeamento e Controlo M9125

Contextos

Groupo: Gestão de Empresas - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1- Desenvolver alguns conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas. OA2- Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas OA3- Introduzir alguns conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias competitivas e corporativas OA4- Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica OA5- Desenvolver pensamento crítico OA6- Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.

Programa

1. Fundamentos de estratégia 2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências 3. Análise interna da organização 4. Análise da envolvente externa 5. Estratégias de negócio 6. Estratégias corporativas. 7. Implementação da estratégia 8. Controlo estratégico

Método de Avaliação

1. O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de casos, exemplos e exercícios. 2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações, bem como a trazer exemplos e fazer reflexões críticas sobre os temas apresentados em aula. 3. Estudo individual (preparação para as aulas e para o teste e exame). | Opção 1 (Avaliação Contínua) i. Teste Escrito Individual 50% ii. Trabalho de Grupo 40% iii. Relatório do Seminário 10% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 na frequência e em cada uma das componentes da avaliação contínua. Opção 2 (Exame Final) Aprovação: 10 valores ou superior

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press. Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education. Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley. Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.:

Secundária

  • Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997) Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal , 18(7), pp. 509-533. Riviere, M. & Suder, G. (2016) Perspectives on strategic internationalisation: developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), pp. 847-858. Prange, C. & Verdier, S. (2011) Dynamic Capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), pp. 126-133. Gebauer, H. (2011) Exploring the Contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), pp. 1238-1250. Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic Capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21 (10-11), pp. 1105-1121. Cardeal, N. & António, N. (2012) Valuable, rare, inimitable resources and organisation (VRIO) or valuable, rare, inimitable resources (VRI) capabilities: what leads to competitive advantage? African Journal of Business Management, Volume 6, nº 37, pp. 10159-10170. Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic Capabilities vs. innovation capability: are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), pp. 368-384.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre