Currículo

Estratégia Internacional M8538

Contextos

Groupo: Gestão Internacional - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final deste curso, os alunos serão capazes de: 1. Compreender os fatores que determinam o sucesso das empresas no ambiente de negócios global. 2. Identificar e analisar os elementos-chave para as vantagens da base doméstica com operações internacionais e desenvolvimento de novas capacidades. 3. Analisar os processos de internacionalização das empresas e aplicar estratégias internacionais genéricas. 4. Identificar e analisar as diferenças entre os países usando diferentes estruturas. 5. Identificar, analisar e selecionar diferentes mercados e estratégias de entrada nos mercados externos. 6. Identificar e analisar as escolhas de localização, os fatores envolvidos e as estruturas organizacionais na/s nova/s localização/ões. 7. Identificar e abordar problemas de gestão relevantes na estratégia de negócios internacionais, desenvolvendo capacidades de resolução de problemas.

Programa

1. Fundamentos de gestão estratégica e estratégia internacional. 2. Globalização de mercados e desafios da envolvente. 3. A visão baseada nos recursos. 4. Processo de internacionalização: Motivações, escolha de destino/s internacional/ais, stakeholders e estratégias genéricas de internacionalização. 5. Formulação de uma estratégia global e coordenação das operações internacionais. 6. Organização interna e responsabilidade social de uma empresa global.

Método de Avaliação

Teste Escrito Individual: 50% Trabalho de Grupo: 50% Para concluir com aproveitamento a unidade curricular, os alunos devem obter uma média ponderada igual ou superior a 10 valores, com pelo menos 8 valores em cada componente de avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 59.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrish von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite, Cambridge, MA: The MIT Press. Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education. Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley. Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.:

Secundária

  • Hill, C. (1998) Global business today, Boston: Irwin/McGraw-Hill. Collis, D. (2014) International Strategy: Context, Concepts and Implications, Harvard Business School: Wiley.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre