Currículo
Empreendedorismo e Redes M8501
Contextos
Groupo: Gestão Internacional - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Gestão Internacional - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender a problemática essencial do empreendedorismo internacional e relacioná-lo com a inovação 2. Compreender a importância dos modelos de negócio para o empreendedorismo inovador 3. Compreender a abordagem do modelo de negócio Canvas 4. Compreender a importância das tecnologias emergentes no desenvolvimento de modelos de negócio inovadores e identificar as mais relevantes 5. Compreender a importância das redes para o desenvolvimento do empreendedorismo internacional
Programa
1. Empreendedorismo, empreendedorismo internacional e inovação 2. Modelos de negócio e empreendedorismo inovador 3. Modelo de negócio Canvas 4. Tecnologias emergentes e desenvolvimento de negócios internacionais 5. Criação e gestão de redes empreendedoras internacionais
Método de Avaliação
PERIÓDICA (Assiduidade mínima necessária de 80%) Individual: Participação numa atividade de investigação - 20% Teste escrito - 30% Em grupo: Apresentação e discussão de um estudo de caso - 50% FINAL Exame escrito - 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 59.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F. (2020). The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world?s best business models. Wiley Zucchella, A., Hagen, B., & Serapio, M. G. (2018). International Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing:
Secundária
- Lopes, J. N. M., & Farinha, L. (2018), Measuring the performance of innovation and entrepreneurship networks. Journal of the Knowledge Economy, 9(4), 402-423. Hayter, C. S. (2013). Conceptualizing knowledge-based entrepreneurship networks: Perspectives from the literature. Small Business Economics, 41(4), 899-911. Griffin-El., Wosu. E., & Olabisi, J. (2019). Diasporic synergies: Conceptualizing African entrepreneurship based upon trans-local networks. Journal of African Business, 20(1), 55-71. Hisrich, R. D. (2015). International Entrepreneurship: Starting, Developing, and Managing a Global Venture. 3rd edition. Sage.: