Currículo
Técnicas de Intervenção Organizacional 02893
Contextos
Groupo: Gestão Internacional - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA-A. Identificar necessidades de intervenção organizacional; OA-B. Definir estratégias e processos de intervenção organizacional; OA-C. Avaliar a eficácia das intervenções organizacionais.
Programa
CP 1- Do diagnóstico à intervenção: a identificação de necessidades CP 2- Concepção, estratégia e níveis de intervenção organizacional CP 3- Métodos e técnicas de intervenção organizacional CP 4- Avaliação e reporte da intervenção nas organizações
Método de Avaliação
(1) Avaliação ao Longo do Semestre: - Trabalho de Grupo + Apresentação (40%). - Teste escrito individual (60%). Para aprovação ao longo do semestre os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores no teste. Seguindo as regras em vigor na IBS, é exigida a presença de um mínimo de 2/3 nas aulas para poder apresentar-se a avaliação ao longo do semestre. (2) Avaliação Final: Exame final (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Anderson, D. L. (2012). Organizational development: the process of leading organizational change. California: Thousand Oaks French, W. L. & Bell, C. H. (1998). Organizational development: Behavioral science interventions for organization improvement, 4th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Van de Ven, A. H., e Poole, M. S. (1995). Explaining development and change in organizations. Academy of Management Review, 20, 510-540 Rousseau, D. & Barends, E. (2011). Becoming an evidence ?based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235.:
Secundária
- Lewin, K. (1951/1965). Teoria de campo em ciência social. S. Paulo: Livraria Pioneira Editora. Millsap, R. E. e Hartog, S. B. (2001). Alpha, Beta, and Gamma Change in Evaluation Research: A Structural Equation Approach. Journal of Applied Psychology, 73, 3, 574-584. Levinson, H. (2013). Organizational Assessment: A Step-by-Step Guide to Effective Consulting. Washington, DC: American Psychological Association. Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2003). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. London: Kogan Page.: