Currículo

Media, Propriedade Intelectual e Abertura 02901

Contextos

Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Optativa em Gestão de Novos Media

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A exploração da economia da estratégia permitirá ao aluno conhecer e discutir criticamente o seguinte: OA1. Porque existe, como se organiza e para que serve uma empresa; OA2. Análise de contexto, mercado e processos de concorrência e de regulação; OA3. Natureza económica da informação e das tecnologias digitais; OA4. Analisar e avaliar o posicionamento no mercado e modelos de negócio OA5. Criar, sustentar e fazer evoluir vantagens competitivas.

Programa

P1. Teorias da empresa: a) teoria convencional e o problema da produção b) teoria da agência e o problema da governança c) teoria neo-institucionalista e o problema da terceirização d) teoria evolucionista e o problema da inovação P2. Análise ambiental distante e próxima: a) Macro-contexto estrutural b) Meso-contexto estratégico c) Micro-contexto organizacional P3. Desenho de estratégias no mercado a) Estratégias preço e não-preço b) Diversificação e diferenciação c) Desenvolvimento de produtos e processos d) Negócios informacionais e em rede P4. Fontes da liderança industrial a) Empreendorismo e emergência de sectores b) Dinâmica industrial e evolução sectorial c) Posicionamento e vantagem competitiva d) Sustentar o desempenho no longo prazo

Método de Avaliação

A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1- Frequência: 40% 2- Relatório: 50% 3- Participação: 10% A avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Albarran, A., S.M. Chan-Olmsted e M.O. Wirth (eds) (2006), Handbook of Media Management and Economics, London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. - Besanko, D. (2013), Economics of Strategy, 6th edition Wiley. :

Secundária

  • - Recursos como o "Jounal of Media Economics" e fontes como http://bit.ly/1ywSXO9 e http://bit.ly/1uRVUas - Albarran, A., S.M. Chan-Olmsted, M.O. Wirth (eds) (2006), Handbook of Media Management and Economics, London: LEA, Publishers. - Alexander, A. et al. (eds) (2004), Media Economics: Theory and Practice, London: LEA, Publishers. - Picard, Robert G. (2002), Media Firms: Structures, Operations, and Performance, London: Routledge. - Albarran, A. (2010), The Media Economy, London: Routledge. - Cardoso, G. (ed. (2013), A Sociedade dos Ecrãs, Lisboa: Tinta da China. - Cunha, M.P., J.V. Cunha e S. Mendonça (2010), Empresa, Progresso e Contestação: O Primeiro Século de Estudos Organizacionais, Lisboa: Sílabo. - Geroski, P. (2003), The Evolution of New Markets, Oxford: Oxford University Press. - Shapiro, C. e H. Varian (1998), Information Rules: A Strategic Guide to the Network Economy. :

Disciplinas de Execução