Currículo

Gestão de Redes Sociais e Audiências 02904

Contextos

Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1|as principais caraterísticas das redes sociais online e as metodologias utilizadas para estudos de audiência OA2|os indicadores recolhidos e a sua função OA3|a importância dos estudos de audiência para a comunicação publicitária OA4|identificar pontos fortes e fracos de cada estudo OA5|as características dos meios e saber optar OA6|analisar um plano de meios OA7|avaliar a adequação de um plano de meios a cada tipo de estratégia de comunicação OA8|saber as características da web 2.0 OA9|conhecer as principais redes sociais OA10|conhecer os objetivos a alcançar com as redes sociais OA11|gestão dedicada e profissional no facebook OA12|como estruturar uma presença em social media OA13|conhecer as fases de entrada, amadurecimento e profissionalização na web 2.0 OA14|as constituintes de uma comunidade online

Programa

1.- As redes sociais, as suas affordances e o requerimento de novas literacias. 1.1. O papel dos estudos de audiência na decisão de investimentos publicitários 2.- Metodologias de estudos de audiência utilizadas em Portugal e no mundo. 2.1.Internet 2.2.Televisão 2.3.Rádio 2.4.Imprensa 2.5.Outdoor 3.- Características dos media do ponto de vista da comunicação publicitária 4.- O planeamento de investimentos publicitários - fundamentos teóricos 5.- Os conceitos, as variáveis para análise e os indicadores 6.- A web 2.0 7.- As 4 fases de entrada nas redes sociais 8.- Os 3 objetivos principais a conseguir nas redes sociais 9.- Tipos de comunidades online 10.-Como gerir páginas de facebook: as 7 regras-chave 11.- Modelo Social Media War 12.- Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Linkedin, Snapchates utilizados no planeamento de meios

Método de Avaliação

Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final. Haverá dois momentos de avaliação: 1) um teste durante o período letivo sobre a parte teórica e 2) um trabalho para a primeira época sobre a parte prática. 1) O teste conta o 50% da nota; 2) Trabalho escrito individual sobre a vertente prática (por exemplo, apresentação de uma estratégia de redes sociais) contam o 40%. A assiduidade e a participação ativa na componente prática contam o 10% da nota final. Ficam aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 val nas 2 avaliações. Em alternativa, os alunos podem realizar o exame final escrito, com valor de 100% da nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Zuboff, S. (2019) The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. Profile Books Van Dijck, J. et al (2018). The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford University Press Rieder, B. (2020) Engines of Order: A Mechanology of Algorithmic Techniques. Amsterdam University Press BERGER, JONAH, "Contágio" QUALMAN, ERIK, "Socialnomics: How Social Media Transforms the Way We Live and Do Business" Page, R. (2018). Narratives Online: Shared Stories in Social Media. Cambridge University Press. KABANI, Shama; BROGAN, CHRIS "The Zen of Social Media Marketing: An Easier Way to Build Credibility, Generate Buzz, and Increase Revenue", Sissors, Jack Z. e Baron, Roger B. (2010), Advertising Media Planning, McGraw-Hill (7ª edição). Barabasi, L. (2002). Linked. How Everything Is Connected To Everything Else And What It Means For Business, Science, And Everyday Life. Ed: Basic Books:

Secundária

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre