Currículo
Dissertação em Gestão de Novos Media DGNM
Contextos
Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
48.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo desta UC é habilitar os alunos para o desenvolvimento de investigação empírica que teste hipóteses científicas no âmbito das Ciências da Comunicação e da Comunicação assim como das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. A elaboração da dissertação permitirá integrá-los, como participantes activos, na comunidade científica e reforçará a sua capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica. O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular hipóteses de investigação - Reunir a literatura adequada - Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses - Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses - Redigir um artigo científico e um poster.
Programa
Em estreita ligação com o orientador da investigação, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação.
Método de Avaliação
A dissertação será avaliada por um júri, em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada e discutida publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica. A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 1170.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London Silverman, David (ed.) (2011) Qualitative Research, London, Sage Picard, Robert G. (2002) Media Firms: Structures, Operations, and Performance, London: Routledge Creswell,John W.(2003) Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches,Thousand Oaks,Sage Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford Capucha,Luís (2008) Planeamento e Avaliação de Projectos,Guião Prático,Lisboa, DGIDC/ME Bryman,Alan (2012)Social Research Methods, Oxford,OUP Blaikie,N. (2007) Approaches to social enquiry:advancing knowledge,Cambridge,Polity Press Babbie, E. (1989) The Practice of Social Research, Belmont, California Wadsworth Publishing Comp. Anderson, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion Anderson, C.W; Bell, Emily; and Sharky, Clay (2012) Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center :
Secundária
- -: