Currículo
Análise de Redes em Ciências Sociais 00556
Contextos
Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina tem 3 objetivos de aprendizagem fundamentais: OA1: Os alunos devem conhecer e aplicar do forma adequada o conceito de rede, sendo capazes de enunciar as diferentes acepções do conceito de rede social e as diferentes correntes teóricas que têm feito uso deste termo. OA2: Os alunos devem saber distinguir entre diferentes aplicações metodológicas do conceito de análise de redes sociais, sendo capazes de utilizar de forma básica as metodologias de análise de redes, quer enquanto metáfora conceptual, quer enquanto ferramenta estatística. OA3: Os alunos devem conseguir aplicar o que aprenderam a um caso empírico concreto que trabalharão no âmbito da disciplina.
Programa
CP1. Introdução à Análise de Redes Sociais: teoria e conceitos CP2. Introdução metodológica: software, dados, e considerações práticas CP3. Análise estatística de redes: medidas de redes CP4. Gráficos e visualizações: visualização e interpretação gráfica CP5. Técnicas avançadas e dinâmicas de rede CP6. Aplicação prática com estudo de caso
Método de Avaliação
A avaliação prevê as seguintes modalidades: 1) Avaliação ao longo do semestre composta por dois elementos: uma apresentação oral em grupo em aula de um texto e a realização de um trabalho individual final que utilize teórica e metodologicamente o conceito de rede. O trabalho deve ter uma componente empírica, e nas aulas haverá oportunidade para desenvolver algumas das tarefas requeridas. Haverá também uma sessão individual com a docente de preparação do trabalho. O trabalho, na sua versão escrita, deve ter 10 a 20 páginas, excluindo anexos. Quanto ao peso de cada elemento na nota final temos: 30% da apresentação em aula, 60% do trabalho final e 10% respeitante à participação/assiduidade. A avaliação ao longo do semestre inclui uma assiduidade que não deve ser inferior a 2/3 das aulas. 2) Os estudantes que não optem pela avaliação ao longo do semestre ou que nela não tenham aproveitamento, podem recorrer à avaliação por exame, que implica a entrega de uma recensão crítica de um texto e de um trabalho empírico que utilize teórica e metodologicamente o conceito de rede.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Brass, D. J. (2022). New developments in social network analysis. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 9(1), 225-246. Easley, D., & Kleinberg, J. (2010). Networks, crowds, and markets: Reasoning about a highly connected world (Vol. 1). Cambridge: Cambridge university press. Wasserman, S., & Faust, K. (1994). Social network analysis: Methods and applications. Yousefi Nooraie, R., Sale, J. E., Marin, A., & Ross, L. E. (2020). Social network analysis: An example of fusion between quantitative and qualitative methods. Journal of Mixed Methods Research, 14(1), 110-124.:
Secundária
- Borgatti, S. P., Everett, M. G., Johnson, J. C., & Agneessens, F. (2022). Analyzing social networks using R. Sage. Freeman, L. (2004). The development of social network analysis. A Study in the Sociology of Science, 1(687), 159-167. Granovetter, Mark (1973) The strength of weak ties?, American Journal of Sociology, 78 (6) Knox, H., Savage, M., & Harvey, P. (2006). Social networks and the study of relations: networks as method, metaphor and form. Economy and society, 35(1), 113-140.~ Marin, A., & Wellman, B. (2011). Social network analysis: An introduction. The SAGE handbook of social network analysis, 11-25. Recuero, R. (2017). Introdução à análise de redes sociais online. Scott, J. (2012). What is social network analysis? (p. 114). Bloomsbury Academic.: