Currículo
Economia e Sistema dos Media 02900
Contextos
Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do semestre, espera-se que os alunos consigam: 1. Identificar os principais conceitos, práticas e tendências de negócio dos media. 2. Identificar os elementos-chave para desenhar um novo projeto ou atualizar um projeto existente na área dos media. 3. Ser capaz de desenvolver um projecto de media noticioso ou de novos media. 4. Investigar de forma aprofundada e discutir o impacto da Revolução Digital na indústria dos media noticiosos. 5. Analisar os ecossistemas dos novos media. 6. Estudar o negócio de empresas de notícias digitais. 7. Estudar casos de 'start-ups' inovadoras na área dos media. 8. Compreender os fundamentos do empreendedorismo. 9. Aplicar técnicas e procedimentos para transformar ideias inovadoras num projeto de media sustentável. 10. Desenvolver um projeto noticioso ou de informação inovador para fins comerciais ou outros.
Programa
1. Teorias de negócio dos media noticiosos 2. Análise dos Ecossistemas dos Media 3. Mercados dos media globais e regionais 4. Modelos de negócio dos media 5. Empreendedorismo e Inovação 6. Desenho e Desenvolvimento de Projectos
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre consiste nos seguintes elementos de avaliação: 1 - Participação em aula: 10 % 2 - Apresentação oral de grupo: 40 % 3 - Trabalho: 50 % Existe a possibilidade de avaliação por exame final (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Kay, Jeff and Quinn, Stephen. Funding Journalism in the Digital Age. Peter Lang Publishing, New York, NY, 2010. Deuze, Mark & Mirjam Prenger. Making Media: Amsterdam University Press, 2019 Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What's Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012. Albarran, A. (2010), The Media Economy, London: Routledge.:
Secundária
- Ries, Eric. (2011) The Lean Startup. Crown Business, New York, NY. Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010. Lowe, Gregory e Brown, C. (org) (2016). Managing Media Firms and Industries - What' s so special about media management?. New York, Springer. Kueng, Lucy (2015). Innovators in digital news, Oxford: Reuters Institute. Kovach, Bill and Rosenstiel, Tom. The Elements of Journalism, revised and updated. 3th edition. Random House, New York, NY. 2014. Grueskin, Bill; Seave, Ava; and Graves, Lucas. The Story So Far: What We Know About the Business of Digital Journalism. Columbia Journalism School, Tow Center, 2011. Available online Anderson, C.W.; Bell, Emily; and Sharky, Clay. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center, 2012. Available online: