Currículo
Análise de Conteúdo com Programas Informáticos M8107
Contextos
Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: Identificar diferentes métodos de análise de conteúdo e respetiva utilização em diversos tipos de suporte: entrevista, entrevista de grupo, artigos de imprensa. (OA1) Planear e executar uma análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA (OA2) Construir outputs auxiliados pelas ferramentas visuais do software (OA3). Interpretar os dados e sobre estes construir um texto analítico e explicativo, em formato de relatório ou de outro produto científico (OA4).
Programa
CP1. Introdução. Estratégias de análise de conteúdo. Comparação da análise de conteúdo temáticas com outras abordagens, incluindo a Grounded Theory. CP2.A questão da amostragem na seleção dos documentos a tratar. As etapas na realização da análise de conteúdo. As vantagens e desvantagens da análise de conteúdo. Aplicações da análise de conteúdo. Fiabilidade e validade na análise de conteúdo. CP3 Etapas, processos e tarefas na utilização do MAXQDA: variáveis independentes; estrutura de codificação; códigos e subcódigos; memos; contagens. CP4. Construção de Outputs. Produção de um codebook de apresentação dos resultados: matrizes de códigos e matrizes de relações entre códigos, tabelas cruzadas com excertos e contagens, proporções, nuvens de palavras. CP5. Interpretação dos dados e construção de outputs. Integração da análise e dos outputs em produtos de diferentes tipos, relatórios e produtos científicos.
Método de Avaliação
A avaliação desta UC realiza-se exclusivamente por exame (100%). Este exame pode ser efetuado por duas formas: a) entrega de trabalho escrito individual b) prova individual escrita Na opção a), deverá ser apresentado um trabalho escrito de cerca de 10 páginas contendo a análise conteúdo de um conjunto de documentos. Esses documentos consistirão em entrevistas ou grupos de discussão (fornecidos pelo docente) ou numa seleção de documentos à escolha do aluno (esta opção deverá obter aprovação prévia do docente). Esse trabalho, em formato de relatório escrito, deverá incluir a apresentação de objetivos e do material a analisar, bem como de todas as operações de análise de conteúdo realizadas, acompanhadas das ferramentas visuais produzidas pelo software MAXQDA e ainda outros elementos como tabelas, gráficos etc, bem como a interpretação dos dados e citações e reflexão em contraste com os objetivos apresentados. A classificação desse relatório consistirá em 100% da nota final. No caso do aluno optar pela opção b) deve informar previamente o professor. Os alunos que não obtiverem aproveitamento em 1ª época poderão apresentar o trabalho em 2ª época em idênticas condições (100% da nota final). Os alunos poderão ainda beneficiar da Época Especial, desde que abrangidos pela regulamentação aplicável.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- MAXQDA 2022 Manual Brown, V. & Clark. V. (2021). Thematic Analysis. A Practical Guide. Lonfdon: Sage Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2000). Handbook of Qualitative Research. London: Sage. Kuckartz, Udo & Rädiker, S. (2023). Qualitative Content Analysis. Methods, Practices and Software, London: Sage: