Currículo

Dinâmicas Sociais da Internet 01718

Contextos

Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar e entender os principais referenciais teóricos do estudo das dinâmicas sociais da internet. OA2. Examinar de forma crítica o impacto da internet em diversos aspetos da sociedade, incluindo as sociabilidades, a cultura e os media, a política e a economia. OA3. Utilizar referenciais teóricos e pensamento crítico para examinar questões e fenómenos contemporâneos, como as desigualdades digitais, a datificação, a plataformização e a governança da internet e tecnologias associadas. OA4. Avaliar e discutir criticamente as implicações éticas e sociais das tecnologias da Internet. Os OA estão em sintonia com os métodos de ensino adotados. As aulas proporcionam uma compreensão aprofundada dos referenciais teóricos, complementada por leituras, estudos de caso e discussões em aula. Os desafios éticos e sociais relacionados com a transformação digital das sociedades contemporâneas são abordados ao longo das aulas e na discussão de estudos de caso concretos.

Programa

CP1. Introdução: Internet e sociedade CP2. Internet e mudança social: Transformação das estruturas sociais e das instituições CP3. Plataformização, datificação, algoritmos e IA: Tendências, políticas e modelos de governança da internet CP4. Divisões e desconexões digitais: Fatores de divisão digital; Desafetações e desconexões digitais CP5. Internet e indústrias mediáticas e criativas: Transformação dos media. Modelos de negócio e economia da atenção CP6. Internet, jornalismo, comunicação pública e desordens informativas: Desafios do jornalismo; Desinformação CP7. Comunidades online e sociabilidades na internet: Comunidades e impactos psicossociais da Internet CP8. Privacidade e vigilância: Privacidade, proteção de dados e vigilância CP9. Internet, Educação, Mercado de Trabalho e Gamificação: Gamificação no consumo, na educação e no trabalho CP10. Cultura Digital, Prosumption e Participação: A cultura participativa e os seus críticos; Movimentos sociais e ativismo digital

Método de Avaliação

Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final. A avaliação ao longo do semestre inclui a participação ativa em todas as sessões. Os estudantes deverão escrever um ensaio de aprofundamento temático, estimando-se que este trabalho exija cerca de 20 horas de pesquisa. A versão final do ensaio representará 70% da nota final. A originalidade e a inovação demonstradas na pesquisa para a redação do ensaio contribuirão com 20% da avaliação. A participação e assiduidade nas aulas serão avaliadas em 10%. Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre, ou que não obtenham aproveitamento nessa modalidade, podem recorrer à avaliação por exame. Esta também inclui a entrega de um trabalho de aprofundamento temático sobre as dinâmicas sociais da internet.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Lisboa: Mundos Sociais. Cardoso G, (org.) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina. Cardoso, G., da Costa, A. F., Coelho, A. R., & Pereira, A. (2015). A sociedade em rede em Portugal: uma década de transição. Coimbra: Almedina. Castells, M. (2020). The information city, the new economy, and the network society. In The information society reader (pp. 150-164). Routledge. Castells, M. (2020). A new society. In The new social theory reader (pp. 315-324). Routledge. Chayko, M. (2020). Superconnected: The internet, digital media, and techno-social life. SAGE Publications, Incorporated. Van Dijk, J. (2020). The digital divide. John Wiley & Sons. Webster, F. (2014). Theories of the information society. Londres: Routledge, 2nd edition.:

Secundária

  • Altay, S., Berriche, M., & Acerbi, A. (2023). Misinformation on misinformation: Conceptual and methodological challenges. Social media+ society, 9(1) Baldi, V. (2024). Otimizados e desencontrados: ética e crítica na era da inconsciência artificial. Braga: Húmus. Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press Buckingham D. and R. Willett (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum Burgess, J., Marwick, A., & Poell, T. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of social media. Sage. Cardoso, G. et al. (2013). A sociedade dos ecrãs. Lisboa: Tinta da China. Cardoso, G., Lapa, T., & Di Fatima, B. (2016). People are the message? Social mobilization and social media in Brazil. International Journal of Communication, 10, 22. Cardoso, G., Accornero, G., Lapa, T. & Azevedo, J. (2017). Social movements, participation and crisis in Europe. In Manuel Castells, Olivier Bouin, Joao Caraça, Gustavo Cardoso, John Thompson, Michel Wieviorka (Ed.), Europe’s crises. (pp. 405-427). Cambridge: Polity Press. Castaño-Pulgarín, S. A., Suárez-Betancur, N., Vega, L. M. T., & López, H. M. H. (2021). Internet, social media and online hate speech. Systematic review. Aggression and violent behavior, 58, 101608. Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Dahlgren, P. (2018). Media, knowledge and trust: The deepening epistemic crisis of democracy. Javnost-The Public, 25(1-2), 20-27. Dias, P., Martinho, L., & Jorge, A. (2023). Desconexão Digital e Jovens Portugueses: Motivações, Estratégias e Reflexos no Bem-Estar. Comunicação e sociedade, (44), 1-22. Evangelista, R., & Bruno, F. (2019). WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation. Internet policy review, 8(4), 1-23. Flew, T., Thomas, J., & Holt, J. (2022). The SAGE handbook of the digital media economy. Sage Graham, M., & Dutton, W. H. (Eds.). (2019). Society and the internet: How networks of information and communication are changing our lives. Oxford University Press. Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg Helsper, E. J. (2021) The digital disconnect: the causes and consequences of digital inequalities. EBSCOhost Hirsch-Kreinsen, H. (2023). Artificial intelligence: A “promising technology”. AI & SOCIETY, 1-12. Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA Kitchin, R. (2014). The data revolution: Big data, open data, data infrastructures and their consequences. Sage. Lapa, T. et al (2018) “As desigualdades digitais e a sociedade portuguesa: divisão, continuidades e mudanças” In Carmo et al (Orgs.) Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa: Mundos Sociais. Lima-Quintanilha, T., Torres-da-Silva, M., & Lapa, T. (2019). Fake news and its impact on trust in the news. Using the Portuguese case to establish lines of differentiation. Communication & Society, 32(3), 17-33. Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann Moe, H., & Madsen, O. J. (2021). Understanding digital disconnection beyond media studies. Convergence, 27(6), 1584-1598. Munn, L. (2022). Thinking through silicon: Cables and servers as epistemic infrastructures. New Media & Society, 24(6), 1399-1416. Ragnedda, M., & Muschert, G. W. (2013). The digital divide. Florence, KY: Routledge. Rowell, L., & Call-Cummings, M. (2020). Knowledge Democracy, Action Research, the Internet and the Epistemic Crisis. Journal of Futures Studies, 24(4). Üzelgün, M. A., Giannouli, I., Archontaki, I., Odstrčilová, K., Thomass, B., & Álvares, C. (2024). Transforming Toxic Debates towards European Futures: Technological Disruption, Societal Fragmentation, and Enlightenment 2.0. Central European Journal of Communication, 17. Van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford university press. Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press. Zuboff, S. (2019). The age of surveillance capitalism. Profile Books.:

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre