Currículo
Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media 02898
Contextos
Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1.Compreender o processo de gestão estratégica das organizações OA2.Articular as características atuais do mercado dos media e o impacto das novas plataformas digitais nesse mercado OA3.Explicar as diferenças essenciais entre as várias plataformas para o desenvolvimento de estratégias competitivas OA4.Identificar o papel do desenvolvimento organizacional na capacidade de uma organização para responder a contextos dinâmicos e imprevisíveis OA5.Desenvolver a capacidade crítica para compreender desafios estratégicos e contribuir para o desenvolvimento de estratégias.
Programa
CP1. A estratégia empresarial num mundo imprevisível CP2.Novos modelos competitivos para novas plataformas de conteúdos CP3.Mudança e desenvolvimento organizacional para responder a desafios estratégicos CP4.Desenvolver estratégias para um mercado multi-plataforma.
Método de Avaliação
Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final. No período letivo, a assiduidade e pontualidade deve ser igual ou superior a 80%, sendo a contribuição para a avaliação da participação oral de 10%. Trabalho escrito de grupo. O tempo para o trabalho é contabilizado em cerca de 20h de pesquisa em biblioteca ou trabalho de campo. A versão final representa 50% da avaliação. Por sua vez, a originalidade e a inovação da investigação na redação do artigo contribuirá com 20% e a apresentação individual no trabalho de grupo em aula contribuirá com 20%. Em alternativa os alunos podem submeter-se a exame final escrito, com valor de 100% da nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Küng, Lucy ( 2008), Strategic Management in the Media: From Theory to Practice , London, SAGE . Sylvie, George: Media Management, A Casebook Approach—4th Edition. ISBN: 978-0805861976, Routledge Murschetz, P. C. & Tsourvakas, G. (2019). Media management. In D. Merskin (Ed.) The SAGE International Encyclopedia of Mass Media and Society. Thousand Oaks, CA: Sage 2019. Newman, Nic (2024), Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2024, Reuters Institute for the Study of Journalism, DOI: 10.60625/risj-0s9w-z770:
Secundária
- Küng, Lucy (2015) Innovators in Digital News, I.B. Tauris & Co. Ltd. in association with the Reuters Institute for the Study of Journalism, University of Oxford. Küng, Lucy (2020), Hearts and Minds: Harnessing Leadership, Culture, and Talent to Really Go Digital, Reuters Institute for the Study of Journalism. Wirtz, B.W. (2020). Case Studies. In: Media Management. Springer Texts in Business and Economics. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-47913-8_15: