Currículo

Empreendedorismo em Media EM

Contextos

Groupo: Gestão de Novos Media > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade Curricular pretende preparar profissionais e académicos para trabalhar como jornalistas e empreendedores da comunicação e media em ambientes de tecnologia digital, como a Internet e os telemóveis, e/ou desenvolver atividades académicas relacionadas com o impacto dessas tecnologias no jornalismo e com a necessidade de inovação no jornalismo.

Programa

CP1 – Os setores dos media, comunicação e jornalismo - mercados, indústrias e profissões: CP1.1: Contextualização do ambiente para o arranque de projetos empreendedores no domínio dos media e da comunicação. CP1.2: O perfil do empreendedor e empreendedorismo em media. CP2: Modelos de negócios – Introdução, exemplos e casos de estudo CP3: Business Model Canvas e as 9 componentes. CP4: Elaborar propostas de valor (apresentação e discussão das propostas de valor grupo) CP5: Plano de negócios – estrutura (segmentos de mercado, analise de concorrência, plano de marketing, plano financeiro, avaliação de impacto) CP6: Preparação materiais (pitch-deck), apresentação (pitch) e discussão dos projetos empreendedores

Método de Avaliação

Existem dois métodos de avaliação: (1) Avaliação ao longo do semestre (método de avaliação recomendado) Ao longo do semestre, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: - Assiduidade e participação - (20%) – Assiduidade obrigatória em 70% das aulas - Plano de negócios (elaborado em grupo ou individualmente): apresentação final - (30%) - Todos os membros do grupo têm de participar na apresentação - Plano de negócios (elaborado em grupo ou individualmente): relatório escrito - (50%) (2) Avaliação por trabalho escrito escrito (100%) O docente pode requerer discussão oral do trabalho entregue caso necessário para os fins da avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010. https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=88421 Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A. & Papadakos, P. (2014). Value Proposition Design. New Jersey: J. Wiley & Sons. Hoag, A. (2008). Measuring Media Entrepreneurship . International Journal on Media Management, 10(2), 74–80. https://doi.org/10.1080/14241270802000496 Esperança, J. e F. Matias (2005) Finanças Empresariais, Ed. D. Quixote. Ries, Eric. The Lean Startup. Crown Business, New York, NY. 2011. Christensen, Clayton M.; Skok, David; Allworth, James. Be the Disruptor, in Nieman Reports, Fall 2012, Vol. 66, No. 3, The Nieman Foundation for Journalism at Harvard University. disponível online. Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012.:

Secundária

  • Pejman Ebrahimi, Datis Khajeheian, Maryam Soleimani, Abbas Gholampour & Maria Fekete-Farkas (2023) User engagement in social network platforms: what key strategic factors determine online consumer purchase behaviour?, Economic Research-Ekonomska Istraživanja, 36:1, 2106264, DOI: 10.1080/1331677X.2022.2106264 https://doi.org/10.1080/1331677X.2022.2106264 Barringer, B.R. and Ireland, R.D. (2016). Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, Pearson Prentice-Hall, Upper Saddle River, NJ. Andrews, R. (2019). Arts Entrepreneurship: Creating a New Venture in the Arts. London: Routledge Bock, A. J., & George, G. (2018). The Business Model Book. Harlow: Pearson Education Limited.:

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre