Currículo

Gestão de Unidades de Saúde M2356

Contextos

Groupo: Gestão de Serviços de Saúde - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, os estudantes deverão ser capaz de: OA1. Caracterizar as organizações de saúde OA2. Diagnosticar uma organização de saúde OA3. Desenhar um projeto de mudança organizacional

Programa

1. A dimensão institucional e de mercado das organizações de saúde 2. Estrutura organizacional: Burocracias mecânicas e profissionais 3. Cultura organizacional 4. Diagnóstico organizacional: Um modelo integrado. 4.1. A Gestão das pessoas, dos processos, da inovação e dos resultados 4.2. As estratégias de desenvolvimento organizacional: participativa, transformadora, processos e resultados 5. Projeto de mudança organizacional: Elaboração e Informatização

Método de Avaliação

A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 40%. Os estudantes deverão identificar uma organização para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um serviço de saúde, efetuando a sua caracterização e diagnóstico devidamente fundamentado e adequado. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Trabalho individual, com a ponderação de 60%. Os estudantes deverão efetuar uma revisão de literatura sintética (4 a 5 páginas) sobre um dos blocos do conteúdo programático e recolha de aplicações práticas, e apresentarem uma proposta de intervenção adequada ao diagnóstico efetuado no trabalho de grupo, cujo contributo individual será partilhado pelos restantes elementos do grupo de trabalho e integrado no trabalho de grupo, constituindo-se como uma estratégia de trabalho colaborativo. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,5/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingirem os critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Cameron K., Quinn R. (1999)-Diagnosing Changing Organizational Culture. Addison-Wesley - Dal Mas, F., Massaro, M., Rippa, P., & Secundo, G. (2023). The challenges of digital transformation in healthcare: An interdisciplinary literature review, framework, and future research agenda. Technovation, 123, 102716. - Johnson, J., Rossow, C. (2017). Health Organizations: Theory, Behavior, and Development. Jones & Bartlett Learning, LLC. - Porter, M., Teisberg, E. (2006) Redefining Health Care: Creating ValueC-Based Competition on Results. Harvard Business School Press. - Schein, E.(1999)-The Corporate Culture. Survival Guide. Warren Bennis Book. - Sousa, M. J., Nunes, F. G, Nascimento, G. & Chakraborty, C. (2023) (Eds.). Future health scenarios: AI and digital technologies in global healthcare systems. London: CRC Press, Taylor & Francis - Weick, K., Quinn R (1999)-Organizational Change and Development, Annual Review Psychology, 361-86.:

Secundária

  • - Cunha M., Rego A. (2003)- Como Gerir a Mudança não Planeada. Gestão Pura 1, 84-90. - Harrison M, Shirom A(1999)-Organizational Diagnosis and Assessment. Sage Publications. - Liu Y, Perrewé P.(2005) Another look at the role of emotion in the organizational change: A process model. Human Resources Management Review 15 (2005) 263-280. - Porras, J. (1987). Stream Analysis. Addison-Wesley Publishing Company. - Mintzberg, H. (1982). Structure et Dynamique des Organisations. Les Editions d´Organisation. - Nascimento, G. & Duarte, A. (2021). Healthcare People Management - Preparing today’s professionals for tomorrow. HealthManagement.org, The Journal, 21(3), 126–131. - Teixeira, B., Cercas, F, Fernandes, A. F. & Nascimento, G. (2022). Inteligência Artificial na Saúde. Revista Portuguesa de Gestão & Saúde, 32, 40-48.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre