Currículo

Gestão de Recursos Humanos (2ºciclo) 00909

Contextos

Groupo: Gestão de Serviços de Saúde - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Gestão de Serviços de Saúde - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, os estudantes deverão ser capaz de: OA1. Descrever as condições nas quais o desempenho organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar performance organizacional sustentável OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos

Programa

1. Abordagens Teóricas à GRH 2. GRH e desempenho 3. Indicadores de desempenho centrados nos doentes 4. As práticas de GRH: recrutamento e seleção; desenvolvimento de colaboradores; gestão de desempenho; carreiras e remunerações 5. Desenvolvimento e aprendizagem organizacional para melhorar o desempenho dos serviços 6. Papel da GRH nas atitudes e cultura de segurança

Método de Avaliação

A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 30%. Os estudantes deverão identificar uma organização para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um sistema de gestão de pessoas num serviço de saúde e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Trabalho individual, com a ponderação de 30%. Os estudantes deverão efetuar uma revisão de literatura sintética (4 a 5 páginas) sobre um dos blocos do conteúdo programático e recolha de aplicações práticas, cujo contributo individual será partilhado pelos restantes elementos do grupo de trabalho e integrado no trabalho de grupo, constituindo-se como uma estratégia de trabalho colaborativo. - Prova individual, representa os restantes 40% da nota final. Este teste pretende avaliar a compreensão das relações entre a gestão de pessoas e o desempenho organizacional e identificar estratégias capazes de aumentar o desempenho organizacional em diferentes organizações de serviços de saúde. O teste terá a duração de 1 hora e 30 minutos e cobrirá as diferentes componentes do programa. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,5/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingirem os critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Wright, P. M., & McMahan, G. C. (1992). Theoretical perspectives for strategic human resource management. Journal of Management, 18(2), 295-320. Robbins, J. and McAlearney, A. S. (2018). Toward a high-performance management system in health care, part 5. Health Care Management Review, 45, 4, 1-12. Peccei, R., & Van De Voorde, K. (2019). Human resource management?well?being?performance research revisited: Past, present, and future. Human Resource Management Journal, 29(4), 539-563. McAlearney, A. S. et al. (2011). High-performance work systems in health care management, part 2: Qualitative evidence from five case studies. Health Care Management Review, 36, 3, 214-226. McAlearney, A. S. (2006). Leadership development in healthcare: a qualitative study. Journal of Organizational Behavior, 27(7), 967-982. Shantz, A., Alfes, K., & Arevshatian, L. (2016). HRM in healthcare: the role of work engagement. Personnel Review, 17(1), 21-41.:

Secundária

  • - Aguinis, H. (2005). Performance management. Edinburgh Business School. Module 1: Performance management and reward systems in context. - Baruch, Y. (2003). Transforming careers: From linear to multidirectional career paths. Career Development International, 9, 4, 58-73. - Cashinn, C. (2014). Paying for performance in health care: Implications for health system performance and accountability. European Observatory on Health Systems and Policies - Duarte, A., Nascimento, G. & Almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção. In C. Machado; J. P. Davim (Eds.), Organização e Políticas Empresariais. Lisboa: Conjuntura Actual Editora. - Ehrhart, M. & Schneider, B. (2017). Organizational Climate and culture. Oxford Research Encyclopedia of Psychology. - Garman, A. N. et al. (2011). High-performance work systems in health care management, part 1: Development of an evidence-informed model. Health Care Management Review, 36, 3, 201-213. - Kraiger, K. (2017). Training from an organizational Psychology Perspective. Oxford Research Encyclopedia of Psychology - Mitosis, K.D., Lamnisos, D., Talias, M.A. (2021). Talent Management in Healthcare: A Systematic Qualitative Review. Sustainability 13, 4469. - Morgeson, F. (2017). Job analysis methods. In S. Rogelberg (Ed). The SAGE Encyclopedia of Industrial and Organizational Psychology, 2nd edition. Thousand Oaks: SAGE. - Nascimento, G. (2023). Os desafios na gestão de pessoas nos cuidados de saúde. In Camacho, F, (ed.) 77 Vozes pela Nossa Saúde. Lisboa: Oficina do Livro. - Salgado, J. (2017). Personnel Selection. Oxford Research Encyclopedia of Psychology. DOI: 10.1093/acrefore/9780190236557.013.8 - Santana M-J, Ahmed S, Lorenzetti D, et. al. (2019). Measuring patient-centred system performance: a scoping review of patient-centred care quality indicators. BMJ Open;9, e023596. doi:10.1136/ bmjopen-2018-023596. - Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons.:

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre