Currículo

Estágio em Gestão de Serviços de Saúde 03479

Contextos

Groupo: Gestão de Serviços de Saúde - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC realizada com sucesso, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Ser proactivo e autónomo no contacto com instituições em que o estagiário possa vir a realizar o seu estágio. OA2. Utilizar conhecimentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos; OA3. Agir, de forma autodirigida, com maturidade e competências interpessoais no decurso do estágio; OA4. Respeitar as normas de conduta e ética da profissão; OA5. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio; OA6. Elaborar um relatório no termo do estágio de acordo com as regras estabelecidas na IBS.

Programa

A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. A UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC, terminando com o relatório final de estágio. Algumas das matérias constantes da disciplina são: 1- Procura de local de estágio. 2- Relacionamento com colegas e superiores hierárquicos no mundo do trabalho. 3- Atividades a desenvolver no local de estágio enquanto especialista em gestão de serviços de saúde. 4- Enquadramento teórico e análise crítica das atividades realizadas.

Método de Avaliação

A avaliação desta unidade curricular considera apenas uma das modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), isto é, atendendo à especificidade da unidade curricular apenas existe uma época de avaliação: Avaliação ao longo do semestre: A avaliação desta unidade curricular é constituída por três componentes: a)- Avaliação do desempenho do estudante no estágio pelo orientador externo: esta avaliação tem uma ponderação de 20% e baseia-se numa grelha fornecida pelo Docente, devendo esta ser entregue pelo estudante ao orientador da instituição de acolhimento. b)- Avaliação do relatório pelo Docente da UC “Seminário de Estágio em Gestão de Serviços de Saúde”: esta avaliação tem uma ponderação de 60% e a estrutura sugerida para o relatório contempla os seguintes elementos: - Capa - Índice - Objetivos do estágio - Apresentação da instituição (história, atividade, contexto e estrutura); - Descrição do Sector/Serviço/Departamento/Centro de Investigação onde o estágio se realizou - Descrição das atividades desenvolvidas - Análise crítica e fundamentada das atividades desenvolvidas - Propostas de intervenção (idealmente incluir planeamento) – fundamentar com a literatura - Conclusão - Referências Bibliográficas - Anexos c)- Avaliação da participação pelo Docente da UC “Seminário de Estágio em Gestão de Serviços de Saúde”: Esta avaliação tem uma ponderação de 20% na participação ativa e efetiva nas aulas e a apresentação oral da componente do estágio em contexto de aula. O acompanhamento dos estágios será feito em sessões periódicas onde serão também desenvolvidos temas entendidos como necessários ao bom prosseguimento do estágio, num total de 12 horas de contacto com o docente. No local em que efetua o estágio, o estudante deverá ser acompanhado por um orientador (externo). A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 10,0/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. Em caso de insucesso, o aluno não possui segunda época de avaliação. Os ECTS correspondentes apenas poderão ser conseguidos numa nova inscrição a ter lugar no ano seguinte, nesta UC. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 15.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Fakhruddin, F., Bunyamin, B., Desmawati, L., Pathumcharoenwattana, W., & Siswanto, Y. (2023). Internship Program to Enhance Youth Development: Learning from the Real World. Journal of Nonformal Education, 9(2), 251-258. - Johnson, J., Rossow, C. (2017). Health Organizations: Theory, Behavior, and Development. Jones & Bartlett Learning, LLC. - Neck, C., Manz, C. and Houhton, J. (2017). Self-leadership: The definitive guide to personal excellence. London: Sage. - Schein, E.(1999)-The Corporate Culture. Survival Guide. Warren Bennis Book. - Sousa, M. J., Nunes, F. G, Nascimento, G. & Chakraborty, C. (2023) (Eds.). Future health scenarios: AI and digital technologies in global healthcare systems. London: CRC Press, Taylor & Francis - Sweitzer, H.F. & King, M.A. (2013). The Successful Internship: Personal, Professional, and civic development. Samford, CT: Cengage Learning.:

Secundária

  • -- Ferreira, A. & Martinez, L. (2008). Manual de diagnóstico e mudança organizacional. RH Editora, Lisboa. - Hodges, S. (2010). The Counseling Practicum and Internship Manual: A Resource for Graduate Counseling Students. New York: Springer Publishing Company. - Porter, M., Teisberg, E. (2006) Redefining Health Care: Creating ValueC-Based Competition on Results. Harvard Business School Press.- Scott, J., Boylan, J.C., & Jungers, C. M. (2008). Practicum and Internship: Textbook and Resource Guide for Counseling and Psychotherapy. New York, NY: Routledge. - Sousa, M.J., Duarte, T., Sanches, P., Gomes, J. (2006). Gestão de Recursos Humanos - Métodos e Práticas. Lidel, Lisboa.:

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre