Currículo

Regulação, Legislação e Estruturas em Saúde 04744

Contextos

Groupo: ManagiDiTH - Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Grupo I

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/A estudante irá: OA1: - analisar os diferentes modelos de produção de bem-estar. OA2: - analisar como o bem-estar e a sua promoção e prevenção se reflectem nos valores da UE e ao nível dos direitos fundamentais na UE e nos seus estados-membros. OA3: - comparar as diferenças a nível nacional e da UE no que respeita às estruturas de elaboração de políticas e regulamentos da UE, a fim de compreender o quadro regulamentar da digitalização da saúde e do bem-estar na UE. OA4: investigar o quadro regulamentar da digitalização da Saúde e Bem-Estar na UE a partir das perspectivas dos prestadores de serviços de saúde e bem-estar públicos e privados, do terceiro sector e das empresas de tecnologia da saúde, a fim de obter conhecimentos sobre como fazer mudanças em conjunto na transformação digital. OA5: Formular e descrever passos concretos para pôr em prática a aplicação digital da saúde e do bem-estar.

Programa

CP1: Modelos de produção de bem-estar: institucionais, neoliberais, populistas e residuais do Estado Providência. CP2: Visões da transformação digital na saúde e bem-estar. CP3: Exemplos de implementação e roteiros de serviços digitais. CP4: Conceito de bem-estar e sua promoção e prevenção. CP5: Valores da UE e direitos fundamentais na UE e seus Estados Membros. CP6: Estruturas de elaboração de políticas e regulamentos a nível nacional e da UE. CP7: Quadros regulamentares para a digitalização da Saúde e Bem-Estar na UE. CP8: Regulamentação da digitalização da Saúde e Bem-Estar na UE. CP9: Perspectivas de prestadores de serviços (públicos e privados), terceiro setor e empresas de tecnologia sobre mudanças colaborativas na transformação digital. CP10: Passos concretos para implementar aplicações digitais de saúde e bem-estar, considerando regulamentação e estruturas institucionais.

Método de Avaliação

A unidade curricular é avaliada por pontos (máximo 100). Os estudantes precisam de obter pelo menos 50 pontos (50%) para passar à unidade curricular. Cada universidade transforma os pontos em notas com base no seu próprio sistema de classificação. A classificação da avaliação é baseada na classificação da universidade de origem. Avaliação: exercícios/problemas realizados em grupo, durante as aulas do curso (30%), e um trabalho de grupo realizado no final do curso (70%). A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre