Currículo

Tecnologia e Sociedade 04745

Contextos

Groupo: ManagiDiTH - Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Grupo II

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender os princípios de saúde e bem-estar, acesso equitativo aos cuidados de saúde, literacia digital, e as capacidades da saúde digital, assim como as desigualdades digitais e desafios institucionais em níveis global, europeu, nacional e local. Adquirir conhecimentos sobre transformações filosóficas, históricas e recentes na saúde, particularmente no contexto da sociedade digital. Desenvolver uma visão multidimensional dos conceitos de saúde (mental e estilos de vida), sociedade (sociedade da saúde, cuidados) e tecnologia (bem comum). Aplicar pensamento crítico e ético no desenvolvimento de tecnologias de saúde. Analisar dados sobre diferenças de saúde, qualidade de vida e bem-estar social, e a propriedade dos dados de saúde. Reconstruir o conteúdo de um recurso e discuti-lo com a turma.

Programa

Introdução aos Estudos de Ciência e Tecnologia (STS) Apresentação do curso e conceitos-chave dos STS: Simetria, controvérsias sociotécnicas, construção social da tecnologia, infraestruturas e materialidade. Nova produção de conhecimento em medicina: Transformações desde os anos 1970-80, incluindo molecularização da vida, biotecnologia, ensaios clínicos e genómica. Especialização médica: Evolução da peritagem médica, surgimento de agências, ativismo médico e coprodução de conhecimentos. Mundos da saúde eletrónica: Gênese, política, desenvolvimento e impacto no trabalho médico, com foco no Sul Global. Big Data e medicina: Definição de dados médicos, política de dados, inovação e transformação do trabalho médico. Género e medicina: Desigualdades de género na medicina e o papel da ciência na atribuição de género. Tecnoabilidades: Tecnologia e deficiência. Restituição: Apresentação e discussão dos projetos dos alunos.

Método de Avaliação

Questionários online: Os questionários regulares online podem ser utilizados como um método de avaliação formativa para avaliar a compreensão dos alunos sobre os principais conceitos e princípios da gestão de recursos. Leitura, resumo e ilustração de um artigo científico. Cada sessão será introduzida por um grupo de alunos responsável por apresentar um texto-chave para a sessão e ilustrá-lo com um estudo de caso concreto. Investigação em grupo: Envolver os alunos numa investigação de grupo colaborativa centrada na análise de uma controvérsia médica ou no estudo da trajetória sócio-tecnológica de um dispositivo médico ou de uma terapia. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre