Currículo
Tecnologia e Sociedade 04745
Contextos
Groupo: ManagiDiTH - Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Grupo II
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender os princípios de saúde e bem-estar, acesso equitativo aos cuidados de saúde, literacia digital, e as capacidades da saúde digital, assim como as desigualdades digitais e desafios institucionais em níveis global, europeu, nacional e local. Adquirir conhecimentos sobre transformações filosóficas, históricas e recentes na saúde, particularmente no contexto da sociedade digital. Desenvolver uma visão multidimensional dos conceitos de saúde (mental e estilos de vida), sociedade (sociedade da saúde, cuidados) e tecnologia (bem comum). Aplicar pensamento crítico e ético no desenvolvimento de tecnologias de saúde. Analisar dados sobre diferenças de saúde, qualidade de vida e bem-estar social, e a propriedade dos dados de saúde. Reconstruir o conteúdo de um recurso e discuti-lo com a turma.
Programa
Introdução aos Estudos de Ciência e Tecnologia (STS) Apresentação do curso e conceitos-chave dos STS: Simetria, controvérsias sociotécnicas, construção social da tecnologia, infraestruturas e materialidade. Nova produção de conhecimento em medicina: Transformações desde os anos 1970-80, incluindo molecularização da vida, biotecnologia, ensaios clínicos e genómica. Especialização médica: Evolução da peritagem médica, surgimento de agências, ativismo médico e coprodução de conhecimentos. Mundos da saúde eletrónica: Gênese, política, desenvolvimento e impacto no trabalho médico, com foco no Sul Global. Big Data e medicina: Definição de dados médicos, política de dados, inovação e transformação do trabalho médico. Género e medicina: Desigualdades de género na medicina e o papel da ciência na atribuição de género. Tecnoabilidades: Tecnologia e deficiência. Restituição: Apresentação e discussão dos projetos dos alunos.
Método de Avaliação
Questionários online: Os questionários regulares online podem ser utilizados como um método de avaliação formativa para avaliar a compreensão dos alunos sobre os principais conceitos e princípios da gestão de recursos. Leitura, resumo e ilustração de um artigo científico. Cada sessão será introduzida por um grupo de alunos responsável por apresentar um texto-chave para a sessão e ilustrá-lo com um estudo de caso concreto. Investigação em grupo: Envolver os alunos numa investigação de grupo colaborativa centrada na análise de uma controvérsia médica ou no estudo da trajetória sócio-tecnológica de um dispositivo médico ou de uma terapia. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- "Barnes, L., Hall, P. A., & Taylor, R. C. R. (2023). The Structural Sources of Socioeconomic Inequalities in Health: A Cross-National Perspective. Socius, 9. Deivanayagam, T.A et al. (2023), “Envisioning environmental equity: climate change, health, and racial justice”, The Lancet, 402: 64-78. Iyver H et al. (2021), “Sustaining planetary health through systems thinking: Public health’s critical role”, SSM – Population Health, 15: 100844. Lee, S, Sang Chul Lee & Yung Ho Suh (2016) Technostress from mobile communication and its impact on quality of life and productivity, Total Quality Management & Business Excellence, 27:7-8, 775-790 OECD (2019b), How’s Life in the Digital Age?, OECD Publishing, pp. 11-29 Sachs, J.D., et al. (2019) Six transformations to achieve the Sustainable Development Goals. Nature Sustainability 2: 805–14. Wilkinson, R. G., and Pickett, K. E. (2017) The enemy between us: The psychological and social costs of inequality. Eur. J. Soc. Psychol., 47: 11–24. ": - -
Secundária
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