Currículo

Gestão, Inovação e Empreendedorismo nos Cuidados de Saúde 04753

Contextos

Groupo: ManagiDiTH - Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Grupo II

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do curso, os alunos serão capazes de: -compreender os princípios e parâmetros básicos do planeamento empresarial no domínio dos cuidados de saúde; -definir e identificar a inovação; -realizar/conduzir investigação em pequena escala re oportunidades de desenvolvimento profissional para médicos -utilizar ferramentas para o planeamento empresarial -apreciar o papel e a importância do laboratório de empreendedorismo -adotar as melhores práticas para promover o empreendedorismo -colaborar com outras disciplinas -avaliar diferentes iniciativas empresariais -comparar boas e más práticas de diferentes empresas -preparar apresentações modernas sobre planeamento empresarial

Programa

Introdução: Visão geral do curso e expectativas. Importância das competências de gestão e empreendedorismo nos cuidados de saúde. Teoria e Prática da Inovação: Fundamentos teóricos da inovação em saúde. Estratégias para promover e gerir a inovação nas organizações de saúde. Enquadramento Empresarial e Marketing: Marketing digital e técnicas eficazes de gestão para empresas de saúde. Pitching: Desenvolvimento de competências de apresentação para pitches eficazes. Inovação Social: Exploração de iniciativas de inovação social no setor da saúde. Empresas Sociais: Análise de modelos bem-sucedidos de empresas sociais na saúde. Casos e Exercícios: Análise de casos e exercícios práticos na gestão de cuidados de saúde. Laboratórios de Planeamento Empresarial: Workshops para desenvolver planos de negócios e aplicação de metodologias de planeamento empresarial. Apresentação do Plano de Negócios: Apresentação e defesa dos planos de negócios desenvolvidos, com feedback para melhoria.

Método de Avaliação

A avaliação dos alunos inclui a avaliação de um plano de negócios baseado em grupo, que serve como uma medida abrangente da sua compreensão e aplicação dos conceitos do curso. Os métodos de avaliação utilizados são um relatório e um trabalho de laboratório. O relatório serve como uma avaliação formativa e sumativa, permitindo que os/as alunos/as demonstrem os seus conhecimentos, análise e capacidades de pensamento crítico na apresentação do seu plano de negócios. O trabalho de laboratório oferece uma oportunidade de avaliação formativa, permitindo que os alunos apliquem a sua aprendizagem num ambiente prático e recebam feedback com o objetivo de melhoria. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Karagiannis, H.G. – Bakouros, I.L. (2010) "Innovation and Entrepreneurship: Theory - Practice" Sophia Publications. David Dawkins and Mark Freel (2007) "Entrepreneurship" Kritiki Publications. Piperopoulos, G.P. (2008) "Entrepreneurship, Innovation & Business Clusters", 2nd Edition, Thessaloniki: Sakkoulas Publications. Chatzikonstantinou, G., Goniadis, I. (2009) "Entrepreneurship and Innovation", Gutenberg Publications. Supplementary electronic notes are also distributed for free on elearning.auth.gr.: Null Null

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre