Currículo
Abordagem Social e Individual em Saúde ASIS
Contextos
Groupo: ManagiDiTH - Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Após completar a unidade curricular, o/a estudante será capaz de (OA=Objetivos de Aprendizagem): OA 1 identificar as possibilidades e limitações da digitalização nas decisões individuais de saúde OA2 compreender a relevância da regulamentação e de outras políticas públicas na promoção da saúde OA3 avaliar o comportamento individual e os pré-requisitos para a mudança comportamental OA4 demonstrar a relevância dos conhecimentos comportamentais no desenvolvimento de soluções digitais OA5 desenhar intervenções que promovam a mudança comportamental OA6 estimar o impacto das intervenções de mudança comportamental ao nível da saúde e dos benefícios financeiros
Programa
P1 Abordagem social e individual da transformação digital na saúde P1.1 Papel e limitações da digitalização na saúde individual P1.2 Regulamentação e outros instrumentos de política relacionados com a saúde pública P2 Aplicação de conhecimentos comportamentais em contextos de cuidados e promoção da saúde P2.1 Desenvolvimento e avaliação de soluções digitais e intervenções comportamentais P2.2 Vieses cognitivos e heurísticas na compreensão do comportamento dos doentes e prestadores de serviços P3 Princípios e intervenções de mudança comportamental para melhorar resultados no domínio da saúde P3.1 Intervenções e políticas governamentais na promoção da saúde pública P3.2 Papel dos profissionais de saúde no apoio aos doentes e formação de hábitos saudáveis P4 Avaliação do impacto das intervenções comportamentais P4.1 Avaliação da mudança comportamental e benefícios para a saúde P4.2 Impacto financeiro e relação custo-eficácia das intervenções
Método de Avaliação
As unidades curriculares (UC) serão são avaliadas por pontos. Os alunos precisam de obter, pelo menos, 50% do número máximo de pontos para obterem aprovação na unidade de estudo. Cada universidade transformará os pontos em notas com base no seu próprio sistema de classificação. Trabalhos de grupo (90%) e trabalhos individuais (10%). Esta UC inclui também os trabalhos que são classificados com reprovação/aprovação. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Elements of Choice: Why the Way We Decide Matters: Johnson, E. 2021
- Developing Behavior Change Interventions, in M.S. Hagger , L.D. Cameron , K. Hamilton , N. Hankonen & T. Lintunen (eds) The handbook of behavior change, Cambridge Handbooks in Psychology , Cambridge University Press, 300-317.: Hankonen, N.E., & Hardeman W. 2020
- Faries MD. Why We Don't "Just Do It": Understanding the Intention-Behavior Gap in Lifestyle Medicine. Am J Lifestyle Med. 2016 Jun 22;10(5):322-329. doi: 10.1177/1559827616638017. PMID: 30202289; PMCID: PMC6125069.: - -
- Should Governments Invest More in Nudging?: Benartzi, S., Beshears, J., Milkman, K. L., Sunstein, C. R., Thaler, R. H., Shankar, M., Tucker-Ray, W., Congdon, W. J., & Galing, S. 2017 Psychological Science, 28(8), 1041–1055