Currículo

Classificações de Dados de Saúde e Formatos de Troca CDSFT

Contextos

Groupo: ManagiDiTH - Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Analisar as necessidades por trás de um problema de tecnologia de saúde e sugerir normas para cobrir lacunas e fornecer soluções em aplicações de tecnologia de saúde. Explicar a diferença entre normas, orientações e protocolos. Explorar maneiras de desenvolver ou utilizar sistemas tecnológicos e/ou metodologias para aplicar normas. Compreender os conceitos de classificação de dados e a sua importância na saúde. Avaliar diferentes classificações de dados, terminologias e normas. Proficiência na utilização de classificações de dados de saúde amplamente adotadas. Explicar os princípios de formatos padronizados de intercâmbio de dados. Identificar os desafios e oportunidades associados à interoperabilidade, reutilização e intercâmbio de dados de saúde. Analisar cenários reais para determinar as classificações de dados e formatos de intercâmbio. Aplicar as melhores práticas na classificação e intercâmbio de dados para melhorar a gestão e análise de dados, bem como a criação de negócios.

Programa

1: Introdução às tendências da saúde digital e normalização: Codificação, definições e classificações dos dados. Terminologias e vocabulários. 2: Classificações comuns de dados: Classificação Internacional de Doenças. Nomenclatura Sistematizada da Medicina (SNOMED CT). Identificadores de observações lógicas (LOINC). Classificação Internacional de Intervenções de Saúde (ICHI). Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF). Sistema de classificação Anatómica Terapêutica Química (ATC) e a Dose Diária Definida (DDD). 3: Formatos de intercâmbio de dados: Health Level Seven (HL7). Recursos de interoperabilidade rápida na saúde (FHIR). Arquitetura de documentos clínicos (CDA). 4: Normas e reutilização de dados: Desafios da interoperabilidade dos dados. Utilizações primárias e secundárias dos dados. Atores, condicionalismos e desafios. 5: Estudos de casos e aplicações.

Método de Avaliação

Em geral, os/as alunos/as realizarão tarefas que envolvem a análise e a aplicação de classificações de dados de saúde e formatos de intercâmbio a cenários reais. Questionários online: Os questionários online regulares podem ser utilizados como um método de avaliação formativa para avaliar a compreensão dos conceitos e princípios chave por parte dos/as alunos/as. Os/As estudantes analisarão estudos de caso para demonstrar a sua compreensão da classificação e intercâmbio de dados de saúde. Análise de estudos de caso: A atribuição de estudos de caso permite avaliar a capacidade dos/as alunos/as para aplicar os seus conhecimentos e competências em cenários reais. Projeto: Os/As estudantes trabalharão num projeto para propor e implementar classificações de dados de saúde e formatos de intercâmbio adequados para um contexto de cuidados de saúde específico. Projeto de grupo: A participação dos alunos num projeto de colaboração em grupo pode avaliar a sua capacidade de trabalhar em equipa e de aplicar os seus conhecimentos e competências coletivamente. Mais especificamente, um projeto interdisciplinar que envolva os diferentes contextos (ciência dos dados, contextos sociais e empresariais da saúde) em tópicos de reutilização de dados de saúde é uma boa ideia. Exames: Serão realizados exames periódicos para avaliar os conhecimentos dos/as alunos/as sobre a matéria leccionada na unidade curricular. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Holub et al. 2018. Enhancing Reuse of Data and Biological Material in Medical Research:From FAIR to FAIR-Health BIOPRESERVATION AND BIOBANKING. Volume 16, Number 2, 2018. Mary Ann Liebert, Inc.: - -
  • C. Safran 2017. Update on Data Reuse in Health Care. Yearb Med Inform. 2017 Aug; 26(1): 24–27.Published online 2017 Sep 11. doi: 10.15265/IY-2017-013 PMCID: PMC6239227PMID: 29063535: - -
  • WHO 2022. Sharing and reuse of health-related data for research purposes: WHO policy and implementation guidance.: - -
  • Törnvall E, Jansson I. Preliminary evidence for the usefulness of standardized nursing terminologies in different fields of application: A Literature Review. Int J Nurs Knowl. 2017 Apr;28(2):109-119.: - -
  • Mykkänen, M. et al. Using standardized nursing data for knowledge generation - Ward level analysis of point of care nursing documentation. Int J Med Inform 2022 Nov;167:104879.: - -
  • Kinnunen, U et al. (2021-08-30) User GuideThe Finnish Care Classification System FinCC 4.0_v1.1.: - -

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre