Currículo

Dados de Saúde e Sistemas de Informação DSSI

Contextos

Groupo: ManagiDiTH - Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1.Compreender os princípios da recolha, gestão e análise de dados de saúde. OA2. Analisar o papel dos sistemas de informação em saúde na prestação de cuidados de saúde. OA3. Conhecer as normas de dados, as fontes de dados e as ferramentas de análise de dados utilizadas nos cuidados de saúde. OA4. Compreender as questões éticas e legais relacionadas com os dados de saúde e os sistemas de informação.

Programa

CP1.Introdução aos Sistemas de Informação e Dados de Saúde: Visão geral da gestão da informação de saúde. Importância dos dados de saúde para a prestação de cuidados de saúde e para a tomada de decisões. Introdução aos sistemas de informação em saúde e registos de saúde electrónicos (RSEs) CP2.Recolha de dados de saúde e normas. CP3. Interoperabilidade de dados na saúde. CP4. Gestão e análise de dados de saúde. CP5. Sistemas de apoio à decisão clínica (CDSS) CP6. Implementação de Sistemas de Informação em Saúde: Seleção e aquisição de sistemas. Metodologias de implementação de sistemas. Gestão da mudança e estratégias de adoção pelos utilizadores. CP7. Tendências futuras em dados de saúde e sistemas de informação: Big data e analítica nos cuidados de saúde. Inteligência artificial e aprendizagem automática na análise de dados de saúde. Medicina personalizada e informática de precisão no domínio da saúde.

Método de Avaliação

A metodologia de ensino-aprendizagem da UC é ativa. O/A aluno/a é o/a principal responsável. Há um incentivo ao desenvolvimento da capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através da análise bibliográfica e de casos práticos, utilização e discussão crítica de conteúdos digitais, misturando assim conteúdos teóricos leccionados em participação pessoal, projectos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas, são apresentadas as bases estruturais e conceptuais e o trabalho é alinhado com os objetivos de aprendizagem. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Jossey-Bass. Robson, W. (1996), Strategic Management and Information Systems: An Integrated Approach, (2nd ed), FT Management; Bourgeois, D. T. (2014), Information Systems for Business and Beyond, S.l.: Lulu.com Ammenwerth, E., de Keizer, N., & Brender, J. (2011). Introduction to health information systems. Springer.: - -
  • Wyatt, J. C. (2010). Health information systems: Challenges of the new millennium. J of the American Medical Informatics Association, 17(3), 263-266. Fridsma, D. B., & Altman, R. B. (2013). A practical approach to big data in health care : Strategies for getting to know your data. Journal of the American Medical Informatics Association, 20(1), 111-116.: - -
  • Wager, K. A., Lee, F. W., & Glaser, J. P. (2017). Health care information systems: A practical approach for health care management (4th ed.).: . .

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre