Currículo
Dados de Saúde e Sistemas de Informação DSSI
Contextos
Groupo: ManagiDiTH - Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1.Compreender os princípios da recolha, gestão e análise de dados de saúde. OA2. Analisar o papel dos sistemas de informação em saúde na prestação de cuidados de saúde. OA3. Conhecer as normas de dados, as fontes de dados e as ferramentas de análise de dados utilizadas nos cuidados de saúde. OA4. Compreender as questões éticas e legais relacionadas com os dados de saúde e os sistemas de informação.
Programa
CP1.Introdução aos Sistemas de Informação e Dados de Saúde: Visão geral da gestão da informação de saúde. Importância dos dados de saúde para a prestação de cuidados de saúde e para a tomada de decisões. Introdução aos sistemas de informação em saúde e registos de saúde electrónicos (RSEs) CP2.Recolha de dados de saúde e normas. CP3. Interoperabilidade de dados na saúde. CP4. Gestão e análise de dados de saúde. CP5. Sistemas de apoio à decisão clínica (CDSS) CP6. Implementação de Sistemas de Informação em Saúde: Seleção e aquisição de sistemas. Metodologias de implementação de sistemas. Gestão da mudança e estratégias de adoção pelos utilizadores. CP7. Tendências futuras em dados de saúde e sistemas de informação: Big data e analítica nos cuidados de saúde. Inteligência artificial e aprendizagem automática na análise de dados de saúde. Medicina personalizada e informática de precisão no domínio da saúde.
Método de Avaliação
A metodologia de ensino-aprendizagem da UC é ativa. O/A aluno/a é o/a principal responsável. Há um incentivo ao desenvolvimento da capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através da análise bibliográfica e de casos práticos, utilização e discussão crítica de conteúdos digitais, misturando assim conteúdos teóricos leccionados em participação pessoal, projectos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas, são apresentadas as bases estruturais e conceptuais e o trabalho é alinhado com os objetivos de aprendizagem. A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Jossey-Bass. Robson, W. (1996), Strategic Management and Information Systems: An Integrated Approach, (2nd ed), FT Management; Bourgeois, D. T. (2014), Information Systems for Business and Beyond, S.l.: Lulu.com Ammenwerth, E., de Keizer, N., & Brender, J. (2011). Introduction to health information systems. Springer.: - -
- Wyatt, J. C. (2010). Health information systems: Challenges of the new millennium. J of the American Medical Informatics Association, 17(3), 263-266. Fridsma, D. B., & Altman, R. B. (2013). A practical approach to big data in health care : Strategies for getting to know your data. Journal of the American Medical Informatics Association, 20(1), 111-116.: - -
- Wager, K. A., Lee, F. W., & Glaser, J. P. (2017). Health care information systems: A practical approach for health care management (4th ed.).: . .