Currículo

Design de Serviço DS

Contextos

Groupo: ManagiDiTH - Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

"Conhecimentos: Compreender os conceitos e princípios da conceção sistémica de serviços. Adquirir uma compreensão abrangente da aplicabilidade da conceção de serviços nos cuidados de saúde através de estudos online, palestras interativas, estudos de casos, discussões de grupo e experiências práticas. Competências: Adquirir competências para aplicar a conceção de serviços na prática, a fim de melhorar o desenvolvimento sistémico dos ecossistemas de bem-estar social e de serviços de saúde. Competências: Adquirir conhecimentos gerais de conceção de serviços centrados no ser humano e sistémicos nos ecossistemas de serviços de assistência social e de cuidados de saúde."

Programa

Pré-tarefa (leitura, redação de ideias-chave no fórum de discussão) Kick-off online (2 horas online) Pesquisa documental e entrevistas com os stakeholders (trabalho remoto entre o kick-off e o sprint de 5 dias, trabalho individual e em equipa) Semana de Co-criação de 5 dias realizada anualmente nos países dos parceiros ManagiDiTH. 1. Definição do problema 2. Ideação e esboço 3. Decisão e iteração 4. Prototipagem e experimentação 5. Apresentação dos resultados Apresentações de gala finais Nota: Os/As alunos/as que não puderem participar no sprint de 5 dias no local formam a sua própria equipa e realizam os seus trabalhos online e/ou na sua comunidade. As atividades de apoio e de formação que fazem parte do sprint de 5 dias são organizadas como actividades online assíncronas e sincrónicas. Isto tem de ser planeado com mais pormenor."

Método de Avaliação

A unidade de estudo é avaliada por pontos (máximo 100). Os/As alunos/as precisam de obter pelo menos 50 pontos (50%) para passar a unidade de estudo. Cada universidade transformará os pontos em notas com base no seu próprio sistema de classificação. Avaliação: Pré-tarefa individual (aprovação/reprovação), questionários online individuais (10%), caso de conceção de serviços em equipas (90%). A UC segue o modelo de avaliação ao longo do semestre por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Pfannstiel. 2019. Service Design and Service Thinking in Healthcare and Hospital Management. Springer International Publishing.Media Inc.: . .
  • Pfannstiel, M. A., Brehmer, N. & Rasche, C. 2022. Service design practices for healthcare innovation: Paradigms, principles, prospects. Cham: Springer Nature Switzerland.: . .
  • Pfannstiel, M. A. 2023. Human-centered service design for healthcare transformation: Development, innovation, change. Singapore: Springer International Publishing AG.: . .
  • Junginger, S. (2017) Transforming Public Services by Design Re-Orienting Policies, Organizations and Services around People. Oxfordshire, UK; Routledge.: . .
  • Foglieni F., Villari B., Maffei S. (2018). From Service to Service Design. In Designing Better Services. Springer Briefs in Applied Sciences and Technology. Springer, Cham.;: . .
  • Design Council (2021). "Beyond Net Zero. A Systemic Design Approach.": - -

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre