Currículo
Competências Aplicadas à Gestão CAG
Contextos
Groupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
0.1. Gerir conflitos dentro da equipa, com outros departamentos ou com o exterior, recorrendo à técnica da assertividade 0.2. Gerir e otimizar o tempo com eficiência e eficácia em função das prioridades na vida profissional e pessoal 0.3. Utilizar técnicas para lidar e combater o stress através da criação de um plano de gestão harmoniosa de objetivos profissionais e pessoais 0.4. Planear, preparar, abrir, conduzir e encerrar uma reunião, recorrendo às boas práticas que garantem a eficiência e a eficácia de uma reunião de trabalho 0.5. Promover o autoconhecimento e autoconsciência, gerindo as próprias emoções e ajustando o comportamento conforme as necessidades do outro, numa lógica de obtenção de resultados positivos para todas as partes através do Modelo de Inteligência Emocional
Método de Avaliação
Os alunos podem frequentar esta UC de acordo com 2regimes: regular e exame final. Regime regular: Supõe-se a presença assídua nas aulas(80%), Realização de um momento de avaliação: um trabalho em grupo (40%)e uma frequência de avaliação de conhecimentos(60%) Exame final: Supõe-se a presença assídua nas aulas(80%), Realização de um exame que cobre toda a matéria do programa(100%) A aprovação na unidade curricular implica uma classificação final mínima de 10valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Miguel, António; Rocha, Ana; Rohrich, Oliver; Gestão Emocional de Equipas – em ambiente de projecto; FCA da Lidel; 2008:
Secundária
- - Tracy, Brian; Eat the Frog; Berrett Koehler Publishers; 2007. - Selye, H., Stress Without Distress, J. B. Lippincott Co., 1974 - Selye, H., The Stress of Life, McGraw-Hill, 1956 - Parreira, Artur ; Gestão do Stress e da Qualidade de Vida – um guia para a acção; Monitor; 2006 - Michell, T.; Larson, J; People in Organizations – an introduction to organizational behavior, McGraw-Hill International Editions, 1987 - Michell, T.; People in Organizations: Understanding their Behaviour; NY: Mcg raw-Hill, 1978 - Maslach, C; Leiter, M.; The Truth about Burnout: How Organizations Cause Personal Stress and What to Do About It; Jossey-Bass, Inc., CA: San Francisco, 1997 - Leal,M.; Stress e Burnout; Editora Porto, 1998 - Hughes, Marcia; Terrel, James Bradford; A Inteligência emocional de uma equipa - compreendendo e desenvolvendo os comportamentos de sucesso; Smartbook; 2009 - Goleman, D.; Boyatzis, R.; Mckee, A.; Primal Leadership: Learning to Lead with Emotional Intelligence, NJ:John Wiley & Sons, 2004 - Goleman, D.; Working with Emotional Intelligence; NY, Bantam Books, 1998 - Goleman, D.; Emotional Intelligence: Why it Can Matter more than IQ; Bantam Books, 1995 - Goleman, D.; Boyatzis, R.; Mckee, A., Primal Leadership: Realizing the Power of Emotional Intelligence, Harvard Business School Press, MA: Boston, 2002 - Fisher, Roger; Shapiro, Daniel; Como Usar as Emoções para Negociar; colecção Guru – Lua de Papel; 2008 - David, Posen ; O Pequeno Livro do Stress – 52 receitas para uma vida mais calma; Lua de Papel; 2006 - Cunha, Miguel; Rego, Américo; Cunha, Rita; Cardoso, Carlos, Manual de Comportamento Organizacional e Gestão; RH Editora2007. - Cherniss, C.; Goleman, D.; The Emotionally Intelligent Workplace; Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc., 2001 - Channer, P; Hope, T.; Emotional Impact; NY:Palgrave, 2001 - Bono, Edward; Lateral Thinking; Penguin Psychology; 1990 - Allen, David; Getting Things Done; Pinguin Books; 2001 - Albuquerque, Afonso ; Prevenção e Controlo Stress – causas; Texto Editores; 1987 :