Currículo
Negócios e Comunicação Intercultural 01661
Contextos
Groupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os participantes devem: 1. Ter um bom conhecimento dos principais modelos da Gestão Intercultural e da sua relação com a gestão internacional. 2. Aumentar as suas capacidades interculturais. 3. Poder comunicar e negociar de modo eficaz com parceiros das diferentes partes do mindo.
Programa
1.Culturas nacionais e Gestão 1.1. Conceito de cultura nacional 1.2. A importância da cultura nacional 2.Modelos mais importantes da gestão intercultural 2.1. O modelo de Hofstede 2.2. A investigação do GLOBE 2.3. Outros modelos 3. Comunicação e negociação interculturais 3.1. Orientação para os negócios e para o relacionamento 3.2. Culturas formais e informais 3.3. Culturas policrónicas e monocrónicas 3.4. Culturas expressivas e reservadas 4. Perfis de países (de acordo com a região escolhida) 4.1. Europa - países nórdicos 4.2. Europa - central e de leste 4.3. Europa - países germânicos 4.4. Europa - países latinos 4.5. America Latina 4.6. America do Norte 4.7. Africa 4.8. Países Árabes 4.9. Ásia Oriental 4.10 Ásia do Sul
Método de Avaliação
A avaliação pode ser contínua ou final. A avaliação contínua constará dos seguintes instrumentos com o peso indicado: Relatório individual 30%), Projecto audio-visual (30%), participação e assiduidade (15%), Testes individuais (25%). A assiduidade deve ser no mínimo de 80%. Em qualquer das componentes a nota mínima necessária é de 8 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Handouts from class presentations - Gesteland, Richard - Cross-Cultural Business Behavior - Copenhagen Business School Press, 2005 (4th Ed) :
Secundária
- - Lewis, Richard - When Cultures Collide - Nicholas Brealey Pub., 1999 - Robalo, A. - Comparative management - Sílabo, 2004 (Bilingual edition) - Hofstede, Geert - Cultures and Organizations: Software of the Mind - McGraw-Hill :