Currículo

Técnicas de Intervenção Organizacional 02893

Contextos

Groupo: Gestão - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias de intervenção nas organizações. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar necessidades de intervenção organizacional; OA2. Definir estratégias e processos de intervenção organizacional; OA3. Avaliar a eficácia das intervenções organizacionais.

Programa

CP 1- Do diagnóstico à intervenção: a identificação de necessidades CP 2- Concepção, estratégia e níveis de intervenção organizacional CP 3- Métodos e técnicas de intervenção organizacional CP 4- Avaliação e reporte da intervenção nas organizações

Método de Avaliação

Avaliação periódica: Presença assídua nas aulas (80%) e trabalho contínuo ao longo do semestre. - Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Frequência individual: A ponderação final deste trabalho é de 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores na frequência. Regime Exame: Exame final(100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para a avaliação em regime de exame e melhoria de nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Anderson, D. L. (2012). Organizational development: the process of leading organizational change. California: Thousand Oaks French, W. L. & Bell, C. H. (1998). Organizational development: Behavioral science interventions for organization improvement, 4th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Van de Ven, A. H., e Poole, M. S. (1995). Explaining development and change in organizations. Academy of Management Review, 20, 510-540 Rousseau, D. & Barends, E. (2011). Becoming an evidence ?based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235.:

Secundária

  • Lewin, K. (1951/1965). Teoria de campo em ciência social. S. Paulo: Livraria Pioneira Editora. Millsap, R. E. e Hartog, S. B. (2001). Alpha, Beta, and Gamma Change in Evaluation Research: A Structural Equation Approach. Journal of Applied Psychology, 73, 3, 574-584. Levinson, H. 2013. Organizational Assessment: A Step-by-Step Guide to Effective Consulting. Washington, DC: American Psychological Association. Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2003). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. London: Kogan Page.:

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 2º Semestre