Currículo
Modelação e Implementação de Processos 03347
Contextos
Groupo: Informática e Gestão - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Obter uma visão geral dos domínios de aplicação da modelação de processos e das linguagens usadas para o fazer atualmente e num futuro próximo. OA2. Ser capaz de sintetizar modelos de processo a partir de uma especificação de requisitos em língua natural. OA3. Compreender e adquirir espírito crítico relativamente a modelos de processo complexos pré-existentes, sendo capaz de identificar boas e más práticas de modelação. OA4. Ser capaz de identificar os requisitos para um ambiente interativo de modelação de processos. OA5. Compreender como um modelo pode ser usado para simular e/ou compreender a execução de um processo. OA6. Ser capaz de recuperar um modelo de processo a partir de eventos de execução do mesmo e compreender as limitações desta mineração. OA7. Perceber o papel dos modelos de processo no paradigma de desenvolvimento "low-code".
Programa
CP1[Introdução e Motivação] O papel da modelação de processos.Comparação das linguagens de modelação de processos CP2[Síntese de modelos com BPMN] Sintaxe e semântica dos construtos de modelação em BPMN CP3[Qualidade dos modelos] Catálogo de padrões de fluxos de trabalho, condensando boas práticas na modelação de processos. Deteção de defeitos CP4[Ambientes de modelação] Panorama sobre as ferramentas de modelação existentes, modelação cooperativa e formatos de interoperabilidade CP5[Simulação de processos] Prática de simulação de processos para avaliação de cenários alternativos CP6[Mineração de processos] Engenharia inversa de modelos de processo, a partir de eventos gerados durante a sua execução, com utilização de aproximações centradas em objetos e o apoio de LLMs. CP7[Desenvolvimento "low-code"] Plataformas de desenvolvimento "low-code" baseadas em modelos de processo CP8[Gestão das decisões] Norma DMN (Decision Model and Notation) para a gestão de decisões.
Método de Avaliação
De acordo com o Regulamento do ISCTE-IUL n.º 436/2014, contemplam-se 2 modalidades: i) Avaliação periódica - trabalho de grupo com 2 entregas (sensivelmente a meio e final do semestre) e peso de 40% (grupo de 3 alunos) ou 50% (grupo de 2 alunos). Os restantes 60% ou 50% da classificação final serão obtidos através a um teste final individual a realizar na 1ª época de exames. Dever ser obtida uma classificação mínima de 9/20 em cada uma das componentes (trabalho de grupo e teste individual). ii) Exame final com peso de 100% - Esta modalidade pode ser escolhida na 1ª Época por quem não realizou a avaliação periódica e é a única disponível na 2ª Época e na época Especial.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Freund, J. and Rücker, B., Real-life BPMN: Using BPMN 2.0 to analyze, improve, and automate processes in your company (4th edition), 2019, Camunda, Volker Stiehl, Process-Driven Applications with BPMN. Springer., 2016, Springer, Russell, Nick, Wil van der Aalst, and Arthur Hofstede, Workflow patterns: the definitive guide. MIT Press., 2016, MIT Press, White, S. A., & Bock, C., BPMN 2.0 Handbook Second Edition: Methods, Concepts, Case Studies and Standards in Business Process Management Notation, 2011, Future Strategies Inc., :
Secundária
- Laliwala, Z. and Mansuri, I., Activiti 5. x Business Process Management Beginner's Guide, 2014, Packt Publishing Ltd., Tijs Rademakers, Activiti in Action - Executable Business Processes in BPMN 2.0, 2012, Manning Publications Co., Nelson, M., & Williams, T., Oracle BPM Suite 11g: Advanced BPMN Topics: Master Advanced BPMN for Oracle BPM Suite Including Inter-process Communication, Handling Arrays, and Exception Management, 2012, Packt Publishing Ltd., Silver, Bruce, BPMN method and style, 2nd edition, with BPMN Implementer?s Guide, 2011, Cody-Cassidy Press, :