Currículo

Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional M8683

Contextos

Groupo: Informática e Gestão - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O1.Compreender os princípios da gestão; O2.Compreender a evolução histórica da gestão; O3.Compreender a complexidade do mercado actual; O4. Compreender os conceitos básicos da gestão do conhecimento O5. Compreender a aprendizagem organizacional enquanto disciplina do conhecimento O6. Compreender a importância da cultura organizacional para a melhoria do desempenho organizacional.

Programa

1. Princípios básicos de gestão 2. Evolução histórica da gestão 3. Complexidade do mercado actual 4. Gestão do conhecimento 5. Aprendizagem organizacional 6. Cultural organizacional 7. Gestão do conhecimento e inovação.

Método de Avaliação

OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre lectivo: 1.Participação nas aulas - 20% -Assiduidade e pontualidade. -Intervenção e participação nas aulas. -Resposta a questões em aula. 2.Teste - 80% Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 7,50 valores no teste. OPÇÃO 2: Exame no final do semestre - 100% A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Schein, E. H. (2004). Organizational culture and leadership. London: The Jossey-Bass Business. Nonaka, I.; Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press. Hofstede, G. (1991). Culture and Organizations: Software of the Mind. London: McGraw-Hill. Fernandes, A. (2007). Tipologia da aprendizagem organizacional: Teorias e Práticas. Lisboa: Livros Horizonte. Davenport, T.; Prusak, L. (1998). Working Knowledge. Cambridge, MA: Harvard Business School Press. Chesbrough, H., (2003). Open Innovation - The New imperative for creating and profiting from technology. MA: Harvard Business School Press Bartol, K. e Martin, D. (1998). Management (3ª Ed.). Boston, MA: McGraw-Hill. Argyris, C.; Schon (1978). Organizational Learning: A Theory of Action Perspective. Reading: Addison-Wesley. :

Secundária

  • Nonaka, Ikujiro, & Hirotaka Takeuchi. 1995. The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. New York, NY: Oxford University Press. Hofstede, Geert. (2001) Culture's Consequences : Comparing Values, Behaviors, Institutions, and Organizations across Nations. 2nd ed. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Iskandar, K., Jambar, M., Kosala, R. & Prabowo, H. (2017). Current Issue of Knowledge Management System for Future Research: A Systematic Literature Review. Procedia Computer Science 116 (2017) 68-80 Ferreira, M. P., Santos, J. C., Reis, N. & Marques, T., (2010) Gestão Empresarial. Lisboa: Editora LIDEL. Donnely, J. (2000) Administração: Princípios de Gestão Empresarial. 10ª Ed., Lisboa: McGraw Hill. Davenport, Thomas H., & Lawrence Prusak (1998) Working Knowledge: How Organizations Manage What They Know. Cambridge, MA: Harvard Business School Press. workers . Boston, MA : Harvard Business School Press . Davenport , T. (2005) Thinking for a living, how to get better performance and results from knowledge Dalkir, K. (2011) Knowledge Management in Theory and Practice. Cambridge, Massachusetts: the MIT Press. :

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre