Currículo

Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação GSTI

Contextos

Groupo: Informática e Gestão - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre

Groupo: Informática e Gestão - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ciências e Tecnologias de Informação

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Obter uma visão geral / introdutória dos fundamentos de gestão de serviços de TI. OA2. Adquirir espírito crítico quanto aos constrangimentos práticos no alinhamento entre o negócio e as TI, e busca de oportunidades de melhoria contínua. OA3. Saber definir a estratégia de forma a esta estar alinhada com os objetivos do negócio. OA4. Conseguir implementar a estratégia através da coordenação entre as várias áreas de gestão de serviços. OA5. Aprender cada área de gestão de serviços de TI em detalhe. OA6. Saber lidar com as constantes mudanças e transições inerentes ao negócio, estratégia e gestão. OA7. Saber quais são as operações de serviço principais das TI.

Programa

CP1 [Princípios e conceitos] Principais princípios, nomenclatura e conceitos sobre fundamentos da gestão de serviços de TI. CP2 [Processos principais das TI] Principais processos das TI e as suas interligações. CP3 [Funções principais nas TI] As 4 funções principais na gestão de serviços das TI CP4 [Estratégia de serviço] A estratégia necessária para cumprir com os objetivos do negócio e interligação entre processos. CP5 [Gestão de serviços de TI] Principais áreas a ser geridas nas TI e sua explicação mais detalhada. CP6 [Gestão da mudança de serviços nas TI] Lidar com as constantes transições necessárias para manter o negócio atualizado e eficiente relativamente aos serviços de TI. CP7 [Gestão de risco das TI] Importância da gestão de risco e como pode ser aplicada. CP8 [Operações principais das TI] Discutir quais as operações principais das TI.

Método de Avaliação

Nas aulas teóricas serão usados slides, assim como serão apresentados exemplos práticos da aplicação da teoria e existirão ainda apresentações de oradores convidados. Nas aulas práticas será realizado de forma continuada e acompanhada o trabalho final, consolidando os conceitos introduzidos nas aulas teóricas e aprofundando o tópico escolhido para o trabalho. | De acordo com o Regulamento do ISCTE-IUL n.º436/2014, contemplam-se 2 modalidades: i) Avaliação contínua - trabalho individual com peso de 100% na nota final. O tema deverá estar alinhado com o programa da UC e contextualizado na realidade empresarial. Implica uma apresentação e discussão perante um júri que incluirá um perito externo. Esta modalidade exige uma assiduidade mínima de 80% às aulas. ii) Exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • ? Cartlidge, Alison et al., ?An Introductory Overview of ITIL 2011?, itSMF UK, 2012. ? Gerardus Blokdyk, ?ITSM Complete Self-Assessment Guide?, 5STARCooks Publisher, 2017. ? ?ITSM: Quick Start Guide - The Simplified Beginner's Guide to IT Service Management?, Clyde Bank Media LLC, 2016. :

Secundária

  • ? Vernon Lloyd, ?ITIL Continual Service Improvement?, The Stationery Office, 2011.? ? Randy A. Steinberg, ?ITIL Service Operation?, The Stationery Office, 2011. ? Stuart Rance, ?ITIL Service Transition?, The Stationery Office, 2011. ? Lou Hunnebeck, ?ITIL Service Design?, The Stationery Office, 2011. ? FSM. David Cannon, ?ITIL Service Strategy 2011 Edition?, The Stationery Office, 2011. ? Robert D. Austin and Richard L. Nolan, ?Adventures of an IT Leader?, Harvard Business School, 2009. :

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 2º Semestre