Currículo

Teoria de Jogos e Computação 03210

Contextos

Groupo: Informática e Gestão - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: - conhecer as aplicações essencias da teoria de jogos à computação. - compreender e analisar como os incentivos determinam os comportamentos nessas aplicações. - ser capaz de adaptar os algoritmos analisados em novos contextos. - saber detalhadamente a motivação e solução/soluções para um dos problemas estudados.

Programa

1.Introdução. 2.Escolha social (Votações). 3.Incentivos e Computação. 4.Teoria de leilões. 5.Mechanism design. 6.Doação de Rins e a alocação estável. 7.Routing egoísta e o preço da anarquia.

Método de Avaliação

As aulas são de cariz teorico-prático. A exposição teórica é acompanhada de aulas práticas onde casos reais são apresentados e exercícios resolvidos. | A avaliação será realizada com base num trabalho de grupo ou individual (100%). Caso os alunos não atinjam os objectivos no trabalho, a nota será dada a 100% pelo exame de recurso (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Roughgarden, Tim. Twenty Lectures on Algorithmic Game Theory. Cambridge University Press, 2016.:

Secundária

  • Nisan, Noam, et al., eds. Algorithmic game theory. Vol. 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.:

Disciplinas de Execução

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre