Currículo
Teoria de Jogos e Computação 03210
Contextos
Groupo: Informática e Gestão - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: - conhecer as aplicações essencias da teoria de jogos à computação. - compreender e analisar como os incentivos determinam os comportamentos nessas aplicações. - ser capaz de adaptar os algoritmos analisados em novos contextos. - saber detalhadamente a motivação e solução/soluções para um dos problemas estudados.
Programa
1.Introdução. 2.Escolha social (Votações). 3.Incentivos e Computação. 4.Teoria de leilões. 5.Mechanism design. 6.Doação de Rins e a alocação estável. 7.Routing egoísta e o preço da anarquia.
Método de Avaliação
As aulas são de cariz teorico-prático. A exposição teórica é acompanhada de aulas práticas onde casos reais são apresentados e exercícios resolvidos. | A avaliação será realizada com base num trabalho de grupo ou individual (100%). Caso os alunos não atinjam os objectivos no trabalho, a nota será dada a 100% pelo exame de recurso (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Roughgarden, Tim. Twenty Lectures on Algorithmic Game Theory. Cambridge University Press, 2016.:
Secundária
- Nisan, Noam, et al., eds. Algorithmic game theory. Vol. 1. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.: