Currículo
Desenho de Sistemas de Informação 00513
Contextos
Groupo: Informática e Gestão - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Ciências e Tecnologias de Informação
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta UC pretende-se fazer uma introdução do desenho de sistemas de informação, centrado na necessidade de soluções alinhadas com os objetivos das organizações e focadas na experiência dos utilizadores. Pretende-se ainda que os estudantes conheçam as principais etapas do desenho dos sistemas de informação de acordo as técnicas e métodos enquadradas no ciclo de vida do desenvolvimento dos SI. Pretende-se assim que os alunos fiquem aptos a: OA1. Identificar e caracterizar tipos de SI e as fases do seu desenvolvimento; OA2. Identificar metodologias usadas na análise de sistemas para identificar e definir requisitos de sistema de informação (use cases, SSADM, Design Thinking, UML). OA3. Reconhecer os principais estilos arquiteturais dos sistemas de software e propor arquiteturas sucintas a partir de especificações de requisitos. OA4. Conhecer os potencialidades do desenvolvimento acelerado de software através da experiência de utilização da plataforma Powercenter (PowerApps e PowerBI).
Programa
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Papel e o Impacto dos Sistemas de Informação nas Organizações. CP2. Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. CP3. Análise e Modelação de Sistemas de Informação CP4. Linguagem UML (Unified Modelling Language). CP5. Arquitetura de Sistemas de Informação. CP6. Ferramentas aceleradora de desenvolvimento de software (Power Centre).
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: -Participação em aula (10%): Avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. -Trabalho em grupo (40%): Os estudantes são organizados em grupos de até 5 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. As atividades em grupo incidem no desenvolvimento dos casos/exercícios em aula aplicando os métodos e os conteúdos aprendidos. Apresentação e discussão do trabalho ocorre na penúltima aula do semestre. -Teste escrito individual realizado na última aula (50%): Teste teórico/prático individual sem consulta. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada elemento de avaliação) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame. Exame: -Prova escrita (100%) teste teórico prático individual sem consulta, com nota mínima de 8 valores – 1ª época, 2ª época e Época Especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Laudon, Kenneth C. & Laudon, Jane P. (2020). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th Edition, Pearson, ISBN 978-129-229-656-2. - Rodrigues, L. F., Oliveira, A., & Rodrigues, H. (2022). Jogos Sérios-A Arte de Gamificar. - Lakhe, B. (2016). Using SSADM for Relational Design. In: Practical Hadoop Migration. Apress, Berkeley, CA. https://doi.org/10.1007/978-1-4842-1287-5_3 - Nakano, N., e Oliveira, J. A. D. B., & Jorente, M. J. V. (2018). Design thinking as a dynamic methodology for information science. Information and learning science. - Mittal, S., Tolk, A., Pyles, A., Van Balen, N., & Bergollo, K. (2019, December). Digital twin modeling, co-simulation and cyber use-case inclusion methodology for IoT systems. In 2019 Winter Simulation Conference (WSC) (pp. 2653-2664). IEEE. - Buede, D. M., & Miller, W. D. (2024). The engineering design of systems: models and methods. John Wiley & Sons.:
Secundária
- - Koç, H., Erdoğan, A. M., Barjakly, Y., & Peker, S. (2021, March). UML diagrams in software engineering research: a systematic literature review. In Proceedings (Vol. 74, No. 1, p. 13). MDPI. - Yigitbas, E., Schmidt, M., Bucchiarone, A., Bassanelli, S., & Engels, G. (2024, May). Gamification-and Virtual Reality-Based Learning Environment for UML Class Diagram Modeling. In 2024 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON) (pp. 1-10). IEEE. - Ayastuy, M. D., Torres, D., & Fernández, A. (2021). Adaptive gamification in Collaborative systems, a systematic mapping study. Computer Science Review, 39, 100333. - Borcosi, C. A. (2022). The importance of business modeling using the unified modeling language (UML). Res. & Sci. Today, 24, 91. - Podeswa, H. (2009). UML for the IT Business Analyst. Course Technology/Cengage Learning. - Liedtka, J. (2014). Innovative ways companies are using design thinking. Strategy & Leadership. - Ahmed, B., Dannhauser, T., & Philip, N. (2018, September). A lean design thinking methodology (LDTM) for machine learning and modern data projects. In 2018 10th Computer Science and Electronic Engineering (CEEC) (pp. 11-14). IEEE.: