Currículo
Marketing Cultural 01976
Contextos
Groupo: Mercados da Arte > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo central da unidade curricular Marketing Cultural centra-se na compreensão do papel da comunicação cultural e artística em geral e do marketing cultural, em especial, no processo de preparação, implementação e avaliação de realizações culturais ou artísticos. A unidade curricular visa a aquisição de competências no domínio de: 1) ferramentas teóricas necessárias à compreensão dos mecanismos e técnicas de marketing e de comunicação; 2) instrumentos metodológicos com vista à aplicação de ambas as ferramentas a situações em que se concretiza a ação no âmbito de realizações culturais e artísticas.
Programa
1-Introdução Criatividade e burocracia A organização das artes–core business, o resto da organização, a missão, o papel do diretor administrativo; medidas de desempenho 2-O que é Marketing? -um produto é um conjunto de benefícios de acordo com a perceção que dele tem o consumidor. -componentes de um produto: o próprio produto artístico, spin-offs products, serviços relacionados, a experiência do consumidor do produto. -Um prod. cultural é um produto complexo e multidimensional -Um prod. cultural é um produto especializado.O que é que tal significa para os marketers de artes. -Os produtos culturais suportam as características de um serviço? 3-Mercado Mercado de consumidores; setor público; setor privado;partners Comportamentos de consumo nas artes -Uma das funções do marketing é compreender os consumidores de um determinado mercado. -Quem são os consumidores?Por que é que vão ou deixam de ir a eventos artísticos?Como é que tomam a sua decisão? 4-As restantes variáveis do Marketing.
Método de Avaliação
A avaliação tem em conta os seguintes parâmetros e respetivo peso na classificação final: 1) assiduidade e participação de qualidade nas aulas - envolvimento na disciplina, capacidade de trabalho, de crítica e de auto-crítica e o cumprimento atempado das tarefas (25%); 2) apresentação em aula de um trabalho de grupo a partir de um relatório empírico com dados sobre temas estudados na disciplina (35%); 3) elaboração de uma recensão crítica de obras selecionadas pelo aluno e previamente aprovadas pelo docente (40%). pt_PT
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- -Colbert, François, Marketing culture and the arts, Montréal, École des Hautes Études Commerciales, 2001. -Colbert François, Carmelle e Rémi Marcoux, Marketing Planning for Culture and the Arts, Montreal, École des Hautes Études Commerciales, 2008. -Bernstein, Joanne Scheff, Arts Marketing Insights, Jossey-Bass Pub., 2006. -Curvelo, Rita, Marketing das Artes em Direto , Lisboa, editora Quimera, 2009. :
Secundária
- -: