Currículo
Gestão Cultural 02124
Contextos
Groupo: Mercados da Arte > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos: modelos racionais, modelos burocráticos (processos internos), modelos de relações humanas e modelos de sistemas abertos. 2. Explicar e descrever o surgimento e a evolução das principais correntes teóricas. 3. Identificar e descrever as componentes do meio envolvente das organizações. 4. Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: Planeamento e tomada de decisão, Organização, Motivação e liderança, Controle e Responsabilidade Social .
Programa
1. Gestão nas Organizações 2. Teorias da Gestão 3. Análise da Envolvente 4. Planeamento 5. Tomada de Decisão 6. Estrutura da Organização 7. Influência e Poder 8. Motivação 9. Medidas de Desempenho e Controlo 10. Responsabilidade Social
Método de Avaliação
A avaliação pode ser contínua ou final. A contínua constará de: Participação e assiduidade - 20%; Relatório - 20%; Frequência final - 60% (a nota deste teste deve ser no mínimo de 7.50) Os alunos podem optar por apresentar-se apenas a exame no final do semestre, sendo a sua classificação final a resultante desse exame. Existem duas chamadas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- BODDY, David Management, an Introduction, 5th Edition ( Prentice Hall):
Secundária
- Stein, T. e Bathurst, J. (2008). Performing Arts Management. New York: Allworth Press. Byrnes, W. e Martin, D. (2003). Management and the arts (3ª Ed.), London: Focal Press Casos e artigos a serem indicados Bartol, Kathryn M., Martin, David C. (1994), 2nd edition, McGraw Hill Edition :