Currículo

Investimentos Financeiros em Obras de Arte IFOA

Contextos

Groupo: Mercados de Arte - 2019 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Mercados de Arte - 2019 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Identificar e compreender os principais investimentos financeiros tradicionais. OA2= Explicar o recurso às obras de arte como investimentos financeiros alternativos. OA3= Compreender e discutir criticamente os principais modelos para o estudo do risco e do retorno financeiro em obras de arte.

Programa

I.Investimentos financeiros:conceitos básicos.Risco e retorno. II.Investimentos financeiros tradicionais:depósitos,obrigações,ações. III.Outros investimentos financeiros:futuros,opções,forwards. IV. Principais estudos sobre a arte como investimento financeiro V. Investimentos financeiros em obras de arte. Investimentos isolados (investimento direto). Fundos de investimento em obras de arte (investimento indireto) VI.Principais modelos existentes para o estudo do retorno financeiro das obras de arte: suas vantagens e desvantagens.O modelo de vendas repetidas (índice Mei-Moses).O modelo da regressão hedónica (índice Artprice) VII.Arte como ativo e reserva de valor:revisão de casos históricos.A arte como garantia para empréstimos.Arte e gestão de património VIII.Análise de risco para investimentos em arte IX.A importância da informação: bases de dados, algoritmos, especulação, arbitragem, e bolhas no mercado de arte X.Os argumentos para a regulação do mercado de arte

Método de Avaliação

Teste (60%), trabalho individual (30%) sobre um tópico do programa e participação oral e assiduidade (10%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre