Currículo

Mercados da Arte Internacionais 03622

Contextos

Groupo: Mercados de Arte - 2019 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais consolidados. OA2= Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais emergentes.

Programa

I.Introdução aos mercados da arte internacionais.Economia, globalização,geopolítica e cultura. II.Identificação e caraterização dos principais mercados da arte consolidados na atualidade.Os reajustamentos e os desafios à centralidade das grandes capitais ocidentais:Nova Iorque,Londres,Paris. Volume de negócios.Ecossistemas:instituições culturais;artistas de referência;agentes de referência;principais feiras e bienais. III.A (re)emergência da Ásia, o mundo árabe e o papel do hemisfério sul. Identificação e caraterização dos principais mercados da arte emergentes na atualidade. O potencial e as condicionantes dos novos centros: Pequim, Xangai, Hong Kong, monarquias do Golfo Pérsico (Catar, Abu Dabi, Dubai), São Paulo, Istambul. Volume de negócios. Ecossistemas: instituições culturais; artistas de referência; agentes de referência; principais feiras e bienais. IV. Estudos de caso Estudos de caso de mercados emergentes: China, Brasil, Indonésia e Sudeste da Ásia em geral.

Método de Avaliação

1) Apresentação em aula (35%) de um capítulo de um relatório sobre mercados de arte. Trabalho desenvolvido e apresentado em grupos de 2 alunos. As apresentações têm a duração máxima de 30 minutos. 2) Ensaio individual (65%) dedicado a uma de três possibilidades a indicar em aula. A entrega dos ensaios tem de ser feita através de e-mail, em formato pdf com o máximo de 10 páginas (c. 4.000 palavras) , até ao dia 31 de maio,

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • NB: complementar com relatórios temáticos de sites especializados (ex. Arttactic, Artprice) e notícias do The Art Newspaper para dados mais atualizados. ZAROBELL, John (ed.), 2017. Art and the Global Economy, Oakland, University of California Press. GOODWIN, James, 2008. The International Art Markets. The essential guide for collectors and investors, Londres e Filadélfia, Kogan Page. ROBERTSON, Iain, 2018. New Art, New Markets, 2ª ed., Farnham, Lund Humphries. McANDREW, Clare, 2020. The Art Market 2020, Basileia, Art Basel & UBS. EHRMAN, Thierry (ed.), 2020. Artprice report: 2000-2020. 20 years of contemporary art auction history, St-Romain-au-Mont-d?Or, Artprice. :

Secundária

  • VOGEL, Sabine, 2010. Biennials. Art on a Global Scale, Viena, Springer. THORNTON, Sarah, 2010. Sete Dias no Mundo da Arte, Lisboa, Arcádia (1ª ed. Londres, 2008). THOMPSON, Don, 2008. The $12 Million Stuffed Shark. The curious economics of contemporary art and auction houses, Londres, Aurun Press. ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge. JONES, Caroline, 2017. The Global Work of Art. World's Fairs, Biennials, and the Aesthetics of Experience, Chicago, University of Chicago Press. HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Londres, Lund Humphries. HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell. _____, 2020. ?Online sales and business model innovation in art markets: a case study?, Social Sciences, 9 (2), pp. 1-15. FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís, 2014. ?Joana Vasconcelos: managing an artist?s studio in the early 21st century?, International Journal of Arts Management, 17 (1), pp. 54-64. BARRAGÁN, Paco, 2008. The Art Fair Age, Milão, Edizioni Charta. ANDREWS, Julia; SHEN, Kuiyi (eds.), 1998. A Century in Crisis. Modernity and tradition in the art of twentieth-century China, Nova Iorque, Guggenheim Museum Publications. AMIRSADEGHI, Hossein; MIKDADI, Salwa; SHABOUT, Nada (eds.), 2009. New Vision: Arab contemporary art in the 21st century, Londres, Transglobe Publishing. _____, 2012. Contemporary Art Brazil, Londres, Thames & Hudson. _____, 2010. Unleashed: Contemporary art from Turkey, Londres, Thames & Hudson. AMIRSADEGHI, Hossein (ed.), 2009. Different Sames: New perspectives in contemporary Iranian art, Londres, Thames & Hudson. AFONSO, Luís; FERNANDES, Alexandra, 2019. Mercados da Arte, Lisboa, Sílabo. ADLER, Phoebe et al. (eds.), 2010. Contemporary Art at Latin America, Londres, Black Dog Publishing. _____, 2017. Dark Side of the Boom. The excesses of the art market in the 21st century, Londres, Lund Humphries. ADAM, Georgina, 2014. Big Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries. :

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre