Currículo
Estratégia e Reporte 03630
Contextos
Groupo: Métodos Analíticos para Gestão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Desenvolver conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto a partir de diferentes abordagens teóricas. OA2. Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas. OA3. Introduzir conceitos inerentes à formulação e ao desenvolvimento de estratégias de negócio e de estratégias corporativas, incluindo a avaliação do envolvente e a análise de stakeholders. OA4. Perceber a importância da implementação e do controlo de gestão estratégica e da sua ligação ao reporte e à business analytics. OA5. Criar sistemas de controlo e avaliação de desempenho para o reporte de informação relativa à gestão empresarial. OA6. Desenvolver pensamento crítico. OA7. Ter autonomia para planear processos de aprendizagem e avançar os conhecimentos na área em estudo.
Programa
CP1. Estratégia como ponto de partida para business analytics CP2. O processo de gestão estratégica CP3. Análise interna da organização baseada nos recursos e nas capacidades dinâmicas CP4. Análise da envolvente externa CP5. Estratégias de negócio, novos modelos de negócio e transformação digital CP6. Estratégias corporativas CP7. Implementação e controlo da estratégia, reporting e business analytics.
Método de Avaliação
Opção 1 (Avaliação Contínua) i. Teste Escrito Individual 50% ii. Trabalho de Grupo 40% iii. Relatório do Seminário 10% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 valores em cada uma das componentes da avaliação contínua. Opção 2 (Exame Final) Aprovação: 10 valores ou superior Escala: 0-20 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Sharda, R., Delen, D., & Turban, E. (2018) Business intelligence, analytics, and data science: A managerial perspective. Pearson. Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education. Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley. Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.:
Secundária
- Gebauer, H. (2011) Exploring the contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), 1238-1250. Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic capabilities: What are they? Strategic Management Journal, 21(10/11), 1105-1121. Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic capabilities vs. innovation capability: Are they related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), 368-384.: