Currículo
Desenvolvimento de Competências Pessoais e Académicas M8207
Contextos
Groupo: Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Aplicar técnicas de organização eficiente do tempo individual de trabalho/estudo; OA2. Estruturar, apresentar apropriadamente e de forma crítica e sustentada na literatura argumentos em público, oralmente e por escrito; OA3. Desenvolver um plano de estágio curricular OA4. Desenvolver um projeto de investigação OA5. Auto-diagnosticar as suas competências pessoais e académicas, bem como reflectir sobre as estratégias para eliminar potenciais barreiras ao seu desenvolvimento
Programa
CP1. Processo de desenvolvimento de um projeto de dissertação e de um plano de estágio - Apresentação de potenciais áreas de estágio - Apresentação de potenciais áreas de investigação - Reflexão sobre motivações e interesses ao nível da dissertação de mestrado e estágio curricular - Competências de auto-diagnóstico de factores da tomada de decisão CP2. Competências Pessoais: - Competências de gestão de tempo individual de trabalho (e.g., estabelecimento de objectivos e prioridades; planeamento e calendarização) - Competências de comunicação CP3. Competências Académicas: - Pesquisa bibliográfica orientada - Normas de escrita científica - Competências de análise crítica e apresentação de argumentos - Processo de desenvolvimento de escrita de projeto de investigação - Processo de desenvolvimento de plano de estágio curricular
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre inclui um trabalho de grupo sobre gestão de tempo com apresentação oral em aula (30%) e um trabalho individual sobre o plano de estágio e projeto de dissertação (70%). A avaliação no final do semestre requer que todos os elementos de avaliação sejam trabalhos escritos realizados individualmente. Ficam aprovados os estudantes que obtenham uma nota igual ou superior a 9,5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 123.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Sweitzer, H. F., & King, M. A. (2014). The successful internship : personal, professional, and civic development in experiential learning (4th ed.). Brooks/Cole [PS.142 SWE*Suc] Neves, P., & Guerra, R. (2015). Teses em Ciências Sociais ? Dicas muito práticas. Sílabo Garrido, M. V., & Prada, M. (Eds.) (2016). Manual de competências académicas. Lisboa: Edições Sílabo. [PS.124 Man] Clark, T., Foster, L., M & Bryman, A. (2019). How to do your social research project or dissertation. Oxford University Press. [S.113 CLA*How] Bui, Y. (2014). How to write a master's thesis. Sage [S.113 BUI*How] APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000 [PS.100 APA*Pub 7ªed. ex.3]:
Secundária
- Prada, M., & Rodrigues, D. L. (2016). Divulgação científica: Desenvolvimento e apresentação de comunicações em formato oral e póster. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 375-404). Sílabo. Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107?143. Moleiro, C., & Collins, E. (2016). Ética em contexto académico. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 193-219). Sílabo. Garcia-Marques, L., & Garcia-Marques, T. (2016). Pensamento crítico: Antes de se aprender a testar ideias é preciso aprender a ter ideias. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 223-244). Sílabo. Ferreira, M. B., & Santos, A. S. (2016). Divulgação científica: Preparação de relatórios, projetos ou artigos científicos. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 343-374). Sílabo. Arriaga, P., & Sales, C. M. D. (2016). Como planear a investigação? In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo. Aguiar, C., & Bernardes, S. (2016) Organização pessoal e gestão do tempo. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 93-112). Sílabo.: