Currículo
Indicadores e Estatísticas em Políticas Públicas 01708
Contextos
Groupo: Políticas Públicas - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Políticas Públicas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Conhecer as principais fontes e áreas de produção estatística nacionais (INE, PORDATA) e internacionais (Eurostat, OCDE), bem como as respetivas plataformas de apuramento de dados e sistemas de meta-informação, contribuindo para a correta interpretação dos dados e respetivos limites interpretativos. OA2. Ler, analisar e interpretar corretamente quadros, gráficos e mapas, incorporando a meta-informação necessária. Produzir cálculos, quadros, gráficos e mapas adequados ao tipo de informação estatística utilizada e ao tipo de produtos científicos a construir: relatórios e produtos científicos; OA3. Conciliar informação estatística com outras fontes, quantitativas (provenientes de micro-dados) ou qualitativas na redação de relatórios ou outros produtos científicos.
Programa
1. As estatísticas na definição e avaliação de políticas públicas; 2. Procedimentos de benchmaring internacional; 3. Sistema Estatístico Nacional: Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas; 4. Medidas de políticas públicas e avaliação: articulação nacional e internacional (UE, Eurostat, OCDE, agências das Nações Unidas); Áreas específicas de formulação de políticas públicas e respectivo suporte estatístico de decisão e avaliação: Educação e Formação, Saúde, Emprego, Protecção Social, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ambiente, Cultura; 5. Políticas públicas e investigação em ciências sociais: inputs, outputs e avaliação crítica.
Método de Avaliação
A avaliação desta UC realiza-se exclusivamente por exame (100%). Este exame pode ser efetuado por duas formas: a) entrega de trabalho escrito individual b) prova individual escrita Na opção a), o trabalho individual com cerca de 10 páginas, de análise de indicadores estatísticos (100% da nota final). O tema e informação estatística de suporte deverão ser previamente acordados com o docente, ainda no decurso das aulas, em ocasião especificada para o efeito. O trabalho deverá apresentar a seguinte estrutura: uma introdução ao tema, incorporando a relevância do mesmo e um ligeiro enquadramento teórico de suporte, incluindo algumas referências bibliográficas, a apresentação da(s) fonte(s) estatística(s) e principais características; a integração dos dados em suporte gráfico (a não ser que o volume de dados a inviabilize) e a análise dos mesmos; uma conclusão integrada e discutida com o suporte teórico e crítica das fontes. No caso do aluno optar pela opção b) deve informar previamente o professor. Os alunos que não obtiverem aproveitamento em 1ª época poderão apresentar o trabalho em 2ª época em idênticas condições (100% da nota final). Os alunos poderão ainda beneficiar da Época Especial, desde que abrangidos ela regulamentação aplicável.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Dye, T. R. (1992), Understanding Public Policy, Englewood Cliffs: Prentice Hall; Dunlap, T. R. (1982), Scientists, Citizens and Public Policy, Princeton, Princeton University Press.; ALBÆK, E. (1995), Between Knowledge and Power: Utilization of Social Science in Public Policy Making, Policy Sciences 28: 79-100.; Ministério da Saúde (2004), Plano Nacional de Saúde 2004-2010: uma saude para todos, Lisboa, Direção-Geral da Saúde, http://www.dgsaude.min-saude.pt/pns/capa.html; Mathews, P. et al (2008), Política Educativa para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico 2005-2008 - Avaliação Internacional, Lisboa: GEPE, http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=politica_educativa_basico.pdf; Ministério da Educação (2007) Educação e Formação em Portugal, Liboa: Ministério da Educação, http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId=364&fileName=educacao_formacao_portugal.pdf. (entre outros documentos de políticas públicas e avaliação).:
Secundária
- http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/ http://www.oecd.org http://www.ine.pt Bases de Dados de Informação Estatística: :