Currículo

História Oral M8263

Contextos

Groupo: Políticas Públicas - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC visa preparar alunos que sejam capazes de: . Descrever o percurso da afirmação da história oral como saber (OA 1); . Identificar e resolver problemas alicerçados na compreensão aprofundada da realidade histórica, recorrendo à história oral (OA 2); . Utilizar e discutir os métodos e técnicas de história oral e aplicá-los em contextos de pesquisa (OA 3); . Avaliar e resolver as questões éticas colocadas pela história oral (OA 4); . Analisar criticamente o modo de utilização de história oral em obras de história e de Ciências Sociais (OA 5)

Programa

0. Acepções do termo História Oral 1. A História Oral como saber reconhecido 1.1. A emergência e a afirmação da História Oral. 1.2. A situação da História Oral em Portugal. 1.3. História e tradição oral, Memória e Pós-Memória. 1.4. Tipologias e problemáticas da memória colectiva. 1.5. História Oral e fontes orais em arquivos e museus. 2. A prática da História Oral 2.1. Especificidades das fontes orais. 2.2. A inter-relação entre o entrevistador e o entrevistado. 2.3. Técnicas de entrevista. 2.4. Tipos de entrevistas. 2.5. A construção de perguntas. 2.6. Perfis de entrevistados. 2.7. Transcrição princeps, editada e minutagem. A transcrição colaborativa. 2.8. Utilização e crítica das fontes orais. 2.9. Problemas de confidencialidade: direito à informação ou direito à privacidade? 2.10. Contribuições da História Oral para a historiografia

Método de Avaliação

De acordo com o RGACC, a avaliação pode ser feita por duas formas: a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. Na primeira época, a avaliação ao longo do semestre consiste num port-folio sobre um tema com: 1 - Definição da problemática; 2 - Grelha de entrevista; 3 - Perfis de entrevistados; 4 - Transcrição/fichagem de 5 mn à escolha de uma entrevista (nas modalidades de transcrição princeps, transcrição editada e fichagem); 5 - Comentário dessa entrevista na totalidade enquanto fonte história; 6- Reflexão final com análise da contribuição da história oral (materializada em 3 entrevistas) para o estudo do problema. Os pontos 1 e 2 deste portfolio serão entregues em final de Outubro; os pontos 3, 4, 5 e 6 serão entregues na mesma data do exame, a marcar em Conselho de Ano. Em alternativa à avaliação ao longo do semestre, haverá exame final. A 2ª época consta de um exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • BERTAUX, Daniel (2020) As narrativas de vida, Lisboa, Mundos Sociais. CARDINA, Miguel (2012) História Oral - caminhos, problemas e potencialidades, in Paula Godinho (org.), Usos da Memória e práticas do património, Lisboa, Colibri, 27-43. Acessível em https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/43879 OLIVEIRA, Luísa Tiago de (2010) "A História Oral em Portugal", in Sociologia. Problemas e Práticas, 63, pp. 139-56. Acessível em http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/spp/n63/n63a08.pdf. POIRIER, Jean & CLAPIER-VALLADON, Simone & RAYBAUT, Paul (1995) Histórias de vida. Teoria e prática, Oeiras, Celta Editora. RITCHIE, Donald A. (2011) The Oxford Handbook of Oral History. Oxford University Press. THOMPSON, Paul & BORNAT, Joanna (2018) The voice of the past, 4ª edição, Oxford / London / New York, Oxford University Press. Sítio da International Oral History Association - https://www.ioha.org/:

Secundária

  • BEAUVING, Joost & DE VRIES, Geert (2015), Doing Qualitative Research: The Craft of Naturalistic Inquiry, Amsterdam, Amsterdam University Press. BERTAUX, Daniel (org.) (1981) Biography and society. The Life History approach in the Social Science, London, Sage BOURDIEU, Pierre (1994) "A ilusão biográfica" in Razões práticas: sobre a teoria da acção, Oeiras, Celta Editora, pp 53-59. BURGUESS, Robert G. (1997) A pesquisa de terreno. Uma introdução, Oeiras, Celta Editora. CAMPOS, Ângela (2017) An Oral History of The Portuguese Colonial War. Conscripted Generation, London, Springer International Publishing AG. CARDINA, Miguel (2016) ?Subjetividade e Fontes Orais na Escrita da História?, in José Neves (org.), Quem Faz a História, Lisboa, Tinta-da-China, pp. 33-40. CARDINA, Miguel (2015) ?Ética, memória e silenciamentos: a militância política em contexto de tortura à luz das fontes orais?, in Paula Godinho, João Baía e Inês Fonseca (org.), Resistência e/y Memória - Perspectivas Ibero-Americanas, Lisboa, IHC-FCSH/UNL, pp. 28-40. CHARMAINE, William (2018) ?Critical Oral History: reflections on method and medium?, in Qualitative Social Work, 0 (0), Sage, pp 1-13. CONNERTON, Paul (1993) Como as sociedades recordam, Oeiras, Celta Editora. FENTRESS, James e WICKAM, Chris (1994) Memória social. Novas perspectivas sobre o passado, Lisboa, Teorema. FODDY, William (1996) Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora. GHIGLIONE, Rodolphe e MATALON, Benjamin (1992) O inquérito. Teoria e prática, Lisboa, Celta Editora. HALBWACHS, Maurice (1968) La mémoire collective, Paris, Presses Universitaires de France (edição original - 1950). HALBWACHS, Maurice (1994) Les cadres sociaux de la mémoire, Paris, Albin Michel (edição original - 1925). HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence (org.) (1983) The invention of tradition, Cambridge, Cambridge University Press. JOUTARD, Philippe (1983) Ces voix qui nous viennent du passé, Paris, Hachette. MACKAY, Nancy (2007) Curating Oral Histories. From Interview to Archive, California, Left Coast Press, Inc. NORA, Pierre, org., (1986-1992) Les lieux de mémoire, 7 vol, Paris, Gallimard. PASSERINI, Luisa (1988) Storia e soggettività. Le fonti orali e la memoria, Florença, La nuova Italia. PORTELLi, Alessando (2013) A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios, Lisboa, Edições Unipop. RITCHIE, Donald A. (2003) Doing Oral History. A Pratical Guide, 2º edição, Oxford University Press. TRAVERSO, Enzo (2012) O Passado, modos de usar. História, Memória e Política, Lisboa, Edições Unipop. VANSINA, Ian (1965) Oral tradition as History, Madison / Wisconsin, University of Wisconsin Press.:

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre