Currículo
Estágio em Políticas Públicas 01717
Contextos
Groupo: Políticas Públicas - 2014 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
As principais competências a desenvolver no Estágio são: 1) A capacidade de intervenção profissional em ambiente de trabalho 2) A capacidade de reflexão das formas organizativas e dos processos e procedimentos de trabalho 3) O desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais de trabalho 4) A elaboração de um relatório de estágio que demonstre capacidade de reflexão analítica do contexto de trabalho
Programa
1. Organização do processo de colocação dos alunos em estágio a. Informar e esclarecer sobre os domínios de intervenção profissional b. Contactar instituições que podem conceder estágios c. Elaboração de cartas de apoio e suporte ao estágio d. Identificação do local de acolhimento do período prático de aprendizagem 2. Formalização do estágio a. Elaboração de protocolo de estágio com a entidade externa b. Identificação do orientador profissional c. Definição do plano de estudos e correspondente aplicação profissional d. Definição dos objectivos e perspectivas laborais 3. Conhecimento actual e aprofundado do contexto para uma maior adequação do sistema educativo à actividade socioprofissional a. Acompanhamento regular do estagiário b. Orientação do relatório de estágio c. Reflexão e aperfeiçoamento da experiência 4. Plano e elaboração do relatório de estágio.
Método de Avaliação
A nota final será obtida através de dois elementos de avaliação classificados numa escala de zero a vinte: i) classificação constante na ficha de avaliação preenchida pela instituição acolhedora no final do Estágio; ii) avaliação do relatório de estágio apresentado pelo aluno. A nota final será obtida com recurso à seguinte ponderação: - Classificação atribuída pela instituição acolhedora e constante na ficha de avaliação (20% da nota final); - Classificação atribuída ao relatório de estágio (80% da nota final). A unidade curricular não contempla a avaliação por exame e os elementos de avaliação terão que ser entregues dentro do calendário definido pela Escola de Sociologia e Políticas públicas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 163.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bardach, E. & Patashnik, E., A practical guide for policy analysis: the eightfold path to more effective problem solving, 2020, Sage/ CQ Press., Cairney, P., Understanding public policy: theories and issues., 2019, Palgrave Macmillan., Dror, Y., Training for Policy Makers, 2006, Oxford University Press, Capano, G., & Howlett, M. (eds.)., A modern guide to public policy., 2020, Edward Elgar Publishing., :
Secundária
- Não se aplica.: