Currículo

Determinantes Culturais do Comportamento Humano DCCHum

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Erasmus Mundus) - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade C - Inclusão & Saúde (SWPS e UL)

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Erasmus Mundus) - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B - Mobilidade & Sociedade (SWPS & UiO)

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após completar esta UC, os estudantes são capazes de: OA1. Os/as alunos/as adquirem uma compreensão sistemática e uma visão geral do estado-de-arte dos aspetos transculturais do comportamento humano OA2. Os/as alunos/as conhecem as várias perspetivas e aproximações dentro da psicologia intercultural e que explicam em vários aspetos o comportamento humano OA3. Os/as alunos/as são capazes de fazer autorreflexão da sua própria cultura e valores OA4. Os/as alunos/as são conscientes acerca do papel da cultura quando desenham, planificam e levam a cabo atividades psicológicas OA5. Os/as alunos/as desenvolvem competências de observação, interpretação e avaliação do papel da cultura no comportamento humano OA6. Aprender a construir ferramentas investigação de acordo com os princípios teóricos escolhidos no campo da Psicologia Cultural

Programa

Esta UC abrange os seguintes conteúdos programáticos: CP1. Avaliação crítica da Psicologia universal e “livre-de-cultura” CP2. Interação entre Cultura e Psicologia CP3. Ecologia, linguagem, perspetivas do mundo (sistema de crenças) e dimensões de valor como determinantes culturais da psique humana individual CP4. Desenhar, conduzir experiências e analisar dados de investigação no domínio da Cultura e Psicologia CP5. Avaliar as diferenças individuais e transculturais da personalidade, valores e emoções

Método de Avaliação

A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: Os estudantes precisam de completar várias tarefas ao longo do curso que lhes permitem praticar os conteúdos aprendidos: 1. Trabalho de grupo: proposta de investigação (30% da nota final) 2. Tarefas individuais durante as aulas (10% da nota final) 3. Teste final (60% da nota final). De acordo com as regras da universidade parceira, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 105.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Gelfand, M.J. and Chiu, Ch.-Y., (Eds.) (2011). Advances in Culture and Psychology, (Vol. 1). Oxford University Press. Matsumoto, D. & Juang, L. (2016). Culture and Psychology (6th edition). CENGAGE Learning: Boston, USA.:

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre