Currículo

Migração: Inclusão e Saúde 04883

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (Erasmus Mundus) - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade C - Inclusão & Saúde (SWPS e UL)

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após a conclusão deste curso, os estudantes deverão ser capazes de: OA 1. Utilizar o conhecimento psicológico sobre o desenvolvimento humano ao longo da vida para abordar questões relacionadas com a saúde e a inclusão social de migrantes OA 2. Conhecer e compreender como usar o conhecimento na resolução de problemas de investigação e práticos OA 3. Avaliar criticamente as necessidades de saúde dos migrantes, utilizando uma compreensão psicológica das diferenças culturais. OA 4. Discutir criticamente os determinantes sociais e políticos da saúde e inclusão social dos migrantes. OA 5. Avaliar e criticar aspetos-chave dos sistemas de saúde e programas de intervenção, utilizando perceções da pesquisa psicológica intercultural e social. OA 6. Desenvolver consciência intercultural, sensibilidade e competências. OA 7. Empatizar com pessoas em situações vulneráveis.

Programa

Parte 1 S1. Nível Individual: Saúde psicológica dos migrantes S2. Fases da migração e como afetam a saúde dos migrantes S3. Diferentes grupos de migrantes Parte 2 S4. Nível Societal: Acesso dos migrantes aos serviços de saúde S5. Informação, marcadores étnicos, inclusão social S6. Língua e mediação intercultural S7. Exclusão social na saúde Parte 3 S8. Análise de intervenções para promover a inclusão dos migrantes (a nível local, nacional e internacional)

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Trabalho 1: Trabalho de grupo, uma apresentação de 15 minutos sobre os determinantes sociais da saúde. A apresentação ocorre durante a aula e vale 40% da nota final. Este trabalho representa uma avaliação ao longo do módulo. O trabalho convida os alunos a trabalhar em grupos de 2 alunos para identificar os determinantes sociais da saúde relacionados a uma fase ou população específica de migração/deslocamento. Os alunos são convidados a identificar uma população-alvo e o paradigma dos determinantes sociais da saúde. Espera-se uma documentação extensa sobre o grupo-alvo e sua situação e posição nos múltiplos sistemas da sociedade, localmente e transnacionalmente. Também é necessário fornecer uma descrição clara e abrangente dos stakeholders envolvidos no trabalho com a população-alvo e documentação teórica do perfil psicológico da população-alvo. Trabalho 2: Trabalho individual, um portfólio sobre uma intervenção direcionada à saúde e inclusão social dos migrantes. Este trabalho representa 60% da nota final e é uma avaliação final. Os alunos devem criar um portfólio e discutir, criticar e comparar as vantagens e desvantagens de um programa de intervenção direcionado a migrantes ou populações deslocadas, focando particularmente no conhecimento e pesquisa psicológica. Com base nas aulas interativas e com o apoio tutorial, os alunos desenvolverão seu portfólio analisando intervenções que abordem a questão específica identificada na Parte 2. Espera-se que os alunos usem o conhecimento teórico e a ciência psicológica (teoria e métodos) para analisar a intervenção social. Além disso, os alunos devem utilizar referências acadêmicas e não acadêmicas relevantes para documentar a descrição e análise. De acordo com as regras da universidade parceira, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 114.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Achotegui, J. (2019). Migrants living in very hard situations: Extreme migratory mourning (the Ulysses syndrome). Psychoanalytic dialogues, 29(3), 252-268. Bartholomew, et al., (2021). Integrating cultural beliefs about illness in counseling with refugees: A phenomenological study. Journal of Cross-Cultural Psychology, 52(8-9), 705-725. Gakuba, T. O. (2015). Young african refugees in urban context (Abidjan, Dakar, Geneva) psychosocial aspects and resilience. Analele ?tiin?ifice ale Universit??ii» Alexandru Ioan Cuza «din Ia?i. Sociologie ?i Asisten?? Social?, 8(2), 47-62. Kumar, B., et al., (2018). Migrant health is global health. MacFarlane, A. E. (2020). Optimising individual and community involvement in health decision-making in general practice consultations and primary care settings: a way forward. European Journal of General Practice, 26(1), 196-201. World Health Organization. (2010). How health systems can address health inequities linked to migration and ethnicity.:

Secundária

Disciplinas de Execução