Currículo

Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados 01687

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Iscte-Iul e Ul)

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B1 (Iscte-Iul e Uio)

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Definir e relacionar os conceitos de estereótipo, preconceito e discriminação. OA2. Aplicar instrumentos e procedimentos de avaliação dos estereótipos, preconceito e discriminação. OA3. Contextualizar historicamente as teorias sobre o desenvolvimento dos estereótipos, preconceito e discriminação. OA4. Descrever e relacionar as teorias sobre a expressão dos estereótipos, preconceito e discriminação. OA5. Explicar as semelhanças e as diferenças na prevalência, conteúdo, e modos de expressão dos estereótipos, preconceito e discriminação relativamente a diferentes categorias sociais e contextos intergrupais e ao longo da vida (infância, adolescência e idade adulta). OA6. Avaliar as intervenções para a redução dos estereótipos, preconceito e discriminação, identificando as suas potencialidades e limitações. OA7. Refletir criticamente sobre a Psicologia Social aplicada ao estudo dos estereótipos, preconceito e discriminação, identificando questões de investigação em aberto.

Programa

CP1. Introdução ao Preconceito, Estereótipos e Discriminação 1.1 Definições e níveis de análise em Psicologia Social 1.2 Análise histórica sobre o estudo do preconceito CP2. Processos básicos e causas do Preconceito, Estereótipos e Discriminação 2.1 Processos cognitivos, afetivos e motivacionais 2.2 Diferenças individuais 2.3 Identidade social e auto-categorização CP3. Expressão contemporânea de preconceitos, estereótipos e discriminação 3.1 Expressão do racismo e do sexismo desde a infância até à idade adulta 3.2 Perspetivas contemporâneas sobre o heterossexismo 3.3 Explicações contemporâneas sobre preconceito e discriminação contra a imigração CP4. Impacto social do preconceito, estereótipos e discriminação 4.1 Ameaça de estereótipo e estratégias de coping 4.2 Preconceito institucional e políticas públicas CP5. Intervenções 5.1 Autorregulação e preconceito 5.2 Intervenções para combater a ameaça dos estereótipos 5.3 Ação coletiva e mudança social

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de 1) avaliação ao longo do semestre ou 2) avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui: 1.1) leitura individual de 10 artigos-chave indicados pelo docente acompanhada de publicação de um breve comentário crítico na plataforma moodle (10%); 1.2) em grupo, preparação e realização de um debate (prós-e-contras) em aula, de um artigo científico sobre os conteúdos da UC, identificado pelos/as alunos/as e validado pelo docente (20%); 1.3) ensaio escrito, individual, que requer a aplicação dos conceitos e/ou teorias apresentados na UC à análise de uma situação real; esta situação deve envolver uma relação entre duas ou mais pessoas, e que podendo ser conceptualizada a partir de diferentes níveis de análise, inclua, necessariamente, o nível intergrupal (30%); 1.4) teste escrito individual a realizar no período de exames (40%). Ficam aprovados o/as aluno/as com presença em pelo menos 80% das aulas (12), que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de, pelo menos, 8.5 valores e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

  • Aboud, F., Tredoux,C., Tropp, L., Brown, C., Niens, U, & Noor, N. (2012). Interventions to reduce prejudice and enhance inclusion and respect for ethnic differences in early childhood: A systematic review. Developmental Review, 32, 307-336. Blair, I. V. (2002). The malleability of automatic stereotypes and prejudice. Personality and Social Psychology Review, 6, 242-261. Cameron, L & Turner, R. (2010). The application of diversity-based interventions to policy and practice. In R. Crisp 8Ed.), The psychology of social and cultural diversity (pp. 322-352). Sussex: Wiley-Blackwell. Correll, J., Park, B., Judd, C. M., & Wittenbrink, B. (2007). The influence of stereotypes on decisions to shoot. European Journal of Social Psychology, 37, 1102-1117. Crandall, C. S., Eshleman, A., & O'brien, L. (2002). Social norms and the expression and suppression of prejudice: the struggle for internalization. Journal of Personality and Social Psychology, 82(3), 359-378. Devine, P. G. (1989). Stereotypes and prejudice: Their automatic and controlled components. Journal of Personality and Social Psychology, 56, 5-18. Guerra, R., Rodrigues, R. B., Aguiar, C., Carmona, M., Alexandre, J., & Costa-Lopes, R. (2019). School achievement and well-being of immigrant children: the role of acculturation orientations and perceived discrimination. Journal of School Psychology, 75, 104-118. DOI: 10.1016/j.jsp.2019.07.004. Hamilton, D; Gifford, R (1976). Illusory correlation in interpersonal perception: A cognitive basis of stereotypic judgments. Journal of Experimental Social Psychology, 12, 392-407. Inzlicht, M., & Kang, S. K. (2010). Stereotype threat spillover: how coping with threats to social identity affects aggression, eating, decision making, and attention. Journal of personality and social psychology, 99, 467-481. Inzlicht, M., McKay, L., & Aronson, J. (2006). Stigma as ego depletion: How being the target of prejudice affects self-control. Psychological Science, 17, 262-269. Killen, M. & Rutland. A. (2011). Group identity and prejudice. In Children and social exclusion. (pp. 59-84). Malden, MA: Wiley-Blackwell. Lai, C. K., Marini, M., Lehr, S. A., Cerruti, C., Shin, J. E. L., Joy-Gaba, J. A., ... & Nosek, B. A. (2014). Reducing Implicit Racial Preferences: I. A Comparative Investigation of 17 Interventions. Liu, P., Wang, M., & Zhang, B. (2021). Effectiveness of stereotype threat interventions: A meta-analytic review. Journal of Applied Psychology, 106(8), 1234-1256. https://doi.org/10.1037/apl0000820 Maass, A., Salvi, D., Acuri, L., & Semin, G. R. (1989). Language use in intergroup contexts: The linguistic intergroup bias. Journal of Personality and Social Psychology, 57, 981-993. Monteiro, M. B., França, D. X., & Rodrigues, R. (2009). The development of intergroup bias in childhood: How social norms can shape children's racial behaviours. International Journal of Psychology, 44, 29-39. Nesdale, D. (2008). Peer group rejection and children's intergroup prejudice. In S. R. Levy & M. Killen (Eds.), Intergroup attitudes and relations in childhood through adulthood. (pp. 32-46). Oxford: Oxford University Press. Pettigrew, T. F., & Meertens, R. W. (1995). Subtle and blatant prejudice in Western Europe. European Journal of Social Psychology, 25(1), 57-75. Raabe, T., & Beelmann, A. (2011). Development of ethnic, racial, and national prejudice in childhood and adolescence: A multinational meta-analysis of age differences. Child development, 82(6), 1715-1737. Rodrigues, R. B., Rutland, A., & Collins, E. (2016). The Multi-Norm Structural Social-Developmental Model of Children's Intergroup Attitudes: Integrating Intergroup-Loyalty and Outgroup Fairness Norms. In Vala, J., Calheiros, M. & Waldzus, S. (Eds.). The Social Developmental Construction of Violence and Intergroup Conflict (pp. 219-246). Newcastle: Springer. ISBN: 978-3-319-42726-3 DOI: 10.1007/978-3-319-42727-0_10 Sigall, H., & Page, R. (1971). Current stereotypes: A little fading, a little faking. Journal of Personality and Social Psychology, 18(2), 247-255. Vala, J., & Pereira, C. R. (2018). Racisms and normative pressures: a new outbreak of biological racism?. Changing societies: legacies and challenges. Vol. 2. Citizenship in crisis, 217-248. Vauclair, C.M., Rodrigues, R. B., Marques, S., Esteves, C. S., Santos, F., & Gerardo, F. (2018). Doddering but dear … even in the eyes of young children? Age stereotyping and prejudice in childhood and adolescence. International Journal of Psychology, 53, 63-70. DOI: 10.1002/ijop.12430.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre