Currículo

Desenvolvimento de Competências Interculturais DCInt

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade C (Swps e Ku)

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B2 (Swps e Uio)

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Os alunos conhecem os conceitos e modelos teóricos chave no domínio do desenvolvimento de competências interculturais OA2. Os alunos são capazes de aplicar o seu conhecimento para analisar e compreender melhor as diferenças no comportamento social OA3. Os alunos são capazes de desenvolver as suas próprias soluções criativas para situações psicológicas específicas/complexas num contexto multicultural OA4. Os estudantes reconhecem os seus próprios antecedentes culturais e os enviesamentos culturais e psicológicos que podem estar presentes ao interagir com pessoas de outras culturas OA5. Os alunos são capazes de se comportar de forma culturalmente competente em diferentes contextos.

Programa

Esta UC abrange os seguintes conteúdos programáticos: CP1. Modelos de desenvolvimento de competências interculturais CP2. Diferenças interculturais na comunicação verbal e não-verbal CP3. Analisar incidentes críticos em encontros interculturais CP4. Treino de competências interculturais

Método de Avaliação

A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: Os estudantes precisam de completar várias tarefas ao longo do curso, o que lhes permite praticar os conteúdos aprendidos: 1. Avaliação individual: Atividade de workshop Leitura da literatura obrigatória, participação ativa nas sessões do workshop, partilha de experiências e opiniões individuais sobre um determinado tema. A atividade dos estudantes é verificada através de várias tarefas realizadas em aula. Os estudantes devem aplicar o conhecimento adquirido através das leituras na prática. A perspetiva de um participante no treino e de um formador é integrada durante o curso: os estudantes são convidados a comentar as atividades a partir de ambos os pontos de vista. Dá-se ênfase não apenas ao objetivo das atividades, mas também a um contexto mais amplo: em que casos e situações a atividade pode funcionar e porquê? Quais são as limitações das atividades? → 10% da nota final 2. Projeto de grupo: Design de formação Projeto de um dia de formação para um grupo-alvo escolhido deve ser apresentado em aula. → 36% da nota final 3. Treinamento de Competência Intercultural: Tarefas individuais → 14% da nota final 4. Adaptação para estudantes internacionais - atividade de workshop: Participação ativa nas sessões do workshop, partilha de experiências e opiniões individuais sobre um determinado tema. → 10% da nota final 5. Adaptação para estudantes internacionais - Análise de Incidentes Críticos → 20% da nota final 6. Atividades curtas no Google Classroom baseadas em fontes (artigos, filmes, etc.) propostas pelo instrutor. → 10% da nota final Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 105.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bhawuk, D. P. S. (1998). The Role of Culture Theory in Cross-Cultural Training. Journal of Cross-Cultural Psychology, 29(5), 630-655. Landis, E., Bennet, J.M., & Bennet, M.J., (Eds) (2004). Handbook of Intercultural Training. Third Edition. Sage Publications.:

Secundária

  • Bhawuk, D. P. S. & Brislin, R.W. (2000). Cross cultural training. A Review. Applied Psychology: An International Review, 49(1), 162-191. Boski, P., Mazurowska, K., Olczak-Kielak, E. & Jędrzejczak-Tallandrier, A. (2012). Peeking through Critical Incidents: German Cultural Interactions with Neighboring Poles and Far Eastern Chinese, In: Ulrich Zeutschel (Ed.). Kultur zwischen Standard und Kreativitat. Bloomsbury Publishers. Fink, G., Kölling, M. & Neyer, A.-K. (2005). The cultural standard method. El Working Papers/ Europainstitut, 62. Vienna: WU Vienna university of Economics and Business. Kinast, E. A. (2010). Intercultural Training. In: A. Thomas, E. U. Kinast & S. Schroll-Machl (Eds.). Handbook of Intercultural Communication and Cooperation (pp.167-178). Gottingen: Vandenhoeck & Ruprecht. Thomas, A., Kinast, E.U. & Schroll-Machl, S. (Eds.). Handbook of Intercultural Communication and Cooperation (pp.17-27). Gottingen: Vandenhoeck & Ruprecht.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre