Currículo

Escola de Verão: Intervenções e Métodos Interculturais (5ects) EVIMInter

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B1 (Iscte-Iul e Uio)

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B2 (Swps e Uio)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Métodos (20h) OA1.Conhecer questões conceptuais, enviesamentos e desenhos de estudos em investigações interculturais OA2.Capacidade para avaliar diferentes métodos interculturais e tomar decisões informadas sobre a adequabilidade de um dado método a uma questão de investigação específica OA3.Capacidade para analisar dados interculturais OA4.Ganhar confiança enquanto investigador para interpretar e lidar com dados interculturais de forma culturalmente adequada Intervenção (20h) OA5.Conhecer a importância de realizar intervenções culturalmente sensíveis em diferentes domínios OA6.Capacidade para adoptar uma abordagem culturalmente sensível no desenho e implementação de intervenções baseadas na teoria OA7.Capacidade e confiança para realizar e avaliar intervenções empiricamente fundamentadas de forma culturalmente adequada OA8.Capacidade para avaliar de forma crítica a qualidade e eficácia de intervenções sociais

Programa

A Escola de Verão terá a duração de 2 semanas. A Semana 1 focar-se-á em questões metodológicas; a Semana 2 focar-se-á em intervenções fundamentadas empiricamente. A Semana 2 irá tirar proveito de alguns dos conteúdos aprendidos na Semana 1 (e.g., relativamente ao CP2). Semana 1: Métodos CP1. Equivalência e enviesamentos na investigação intercultural CP2. Tradução e adaptação de testes para avaliação intercultural CP3. Estilos de resposta a inquéritos entre culturas CP4. Métodos para investigar a equivalência entre culturas CP5. Comparação intercultural na prática Semana 2: Intervenções CP6. Intervenções sociais e a relevância da cultura CP7. Como incorporar a teoria psicológica social e cultural no desenvolvimento e na implementação de intervenções CP8. Escolher métodos adequados para avaliar a eficácia de intervenções em diferentes contextos culturais CP9. Intervenção social na prática

Método de Avaliação

Avaliação Contínua 1)Análise de dados interculturais:será fornecida uma base de dados multicultural aos alunos para que realizem análises específicas e reportem os resultados em formato APA(30%) 2)Apresentações em contexto de aula:Apresentação das propostas de tese de mestrado em aula, incorporando os conceitos aprendidos nos workshops(40%) 3)Trabalho de grupo:entrega de ensaio no qual desenham uma investigação social,tendo em consideração os conteúdos sobre desenhos e avaliações aprendidos(30%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 65.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Pedersen, P. B., Lonner, W. J., Draguns, J. G., Trimble, J. E.., & Scharron-del-Rio, M. R. (2015). Counseling Across Cultures. London: Sage Publications. Matsumoto, D. & van de Vijver, F. J. R (2011). Cross-cultural Research Methods in Psychology. Cambridge: Cambridge University Press. :

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre