Currículo

Escola de Verão: Intervenções e Métodos Interculturais (6ects) 03403

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Iscte-Iul e Ul)

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade C (Swps e Ku)

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objectivos de Apredizagem (OA): Semana 1 Métodos Transculturais: OA1.Conhecer questões conceptuais, enviesamentos e desenhos de estudos em investigações interculturais OA2.Capacidade para avaliar diferentes métodos interculturais e tomar decisões informadas sobre a adequabilidade de um dado método a uma questão de investigação específica OA3.Capacidade para analisar dados interculturais OA4.Ganhar confiança enquanto investigador para interpretar e lidar com dados interculturais de forma culturalmente adequada Semana 2: Intervenção Social: OA5.Conhecer a importância de realizar intervenções culturalmente sensíveis em diferentes domínios OA6.Capacidade para adoptar uma abordagem culturalmente sensível no desenho e implementação de intervenções baseadas na teoria OA7.Capacidade e confiança para realizar e avaliar intervenções empiricamente fundamentadas de forma culturalmente adequada OA8.Capacidade para avaliar de forma crítica a qualidade e eficácia de intervenções sociais.

Programa

Semana 1: CP1: Configuração do R, familiarização com os dados e análises exploratórias iniciais. CP2: Teoria da medição e análise fatorial confirmatória (AFC). CP3: Invariância da medição e modelagem de equações estruturais multi-grupos (SEM). CP4: Integrando tudo: visualização de dados e apresentação dos resultados. Semana 2: CP1: Compreensão do Trauma e Cuidados Informados sobre Trauma. População com necessidades complexas I: migrantes, tráfico de pessoas, sobreviventes de exploração sexual, violência baseada no género (VBG). CP2: Formação em Abordagem Psicossocial: ferramentas para intervenção. População com necessidades complexas II: migrantes, tráfico de pessoas, sobreviventes de exploração sexual, VBG. CP3: Projetos de Ação Participativa Baseados na Comunidade. CP4: Ajudar os Ajudantes: autocuidado ao trabalhar com grupos vulneráveis. & Avaliação.

Método de Avaliação

A avaliação é individual e ocorre durante a escola de verão: Semana 1: Os alunos terão que assistir a 80% das aulas e participar nas atividades de aula. Serão atribuídos aos alunos um trabalho sobre análises de dados interculturais (40%) e uma tarefa para casa na qual deverão aplicar os conceitos aprendidos a uma ideia de pesquisa, discutindo tanto a teoria quanto os métodos estatísticos (procedimentos a seguir/estratégia de análise) necessários (60%). Semana 2: Os alunos devem assistir a um mínimo de 80% das aulas. Em cada um dos 4 dias, os alunos terão tempo para escrever um breve texto reflexivo sobre os tópicos discutidos; esses textos serão adicionados a um portfólio e enviados aos tutores no final da semana (50%). No último dia, os alunos também desenvolverão em aula um esboço para a) um projeto de baixo para cima ou b) uma diretriz de intervenção psicossocial para um grupo-alvo de sua escolha, que também será enviado aos tutores e avaliado (50%). Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 90.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Pedersen, P. B., Lonner, W. J., Draguns, J. G., Trimble, J. E.., & Scharron-del-Rio, M. R. (2015). Counseling Across Cultures. London: Sage Publications. Matsumoto, D. & van de Vijver, F. J. R (2011). Cross-cultural Research Methods in Psychology. Cambridge: Cambridge University Press.:

Secundária

  • Week 1: Cross-cultural Methods: American Educational Research Association, American Psychological Association, & National Council on Measurement in Education. (2018). Standards for educational and psychological testing. American Educational Research Association. Berry, John W; Poortinga, Ype H; Segall, Marshall H; Dasen, Pierre R (2002), Cross-cultural psychology: Research and applications (2nd ed.), Cambridge: Cambridge University Press. Healy, K. (2018). Data visualization: a practical introduction. Princeton University Press. Matsumoto, D. & van de Vijver, F. J. R (2011). Cross-cultural Research Methods in Psychology. Cambridge: Cambridge University Press. Week 2: Culture-sensitive Interventions: Freire, P. (2017). Pedagogy of the oppressed. Penguin Classics. Martín-Baró, Ignacio. (1994). Writings for a liberation psychology. Cambridge, Mass. :Harvard University Press. Pérez-Sales P. (Coord.) (2003) Psicoterapia de respuestas traumáticas Vol1: Trauma y resistencia. Ed UCM/ Grupo de Acción Comunitaria-Escuela de Salud Mental. Asociación Española de Neuropsiquiatría. van der Kolk, B. A. (2014). The body keeps the score: Brain, mind, and body in the healing of trauma. Viking.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre