Currículo
Diversidade e Relações Interculturais em Contexto Escolar 01696
Contextos
Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B1 (Iscte-Iul e Uio) > Optativas > Outras
Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Iscte-Iul e Ul) > Optativas > Outras
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: definir e operacionalizar conceitos fundamentais relacionados com a diversidade social e cultural e as relações intergrupais / interculturais em contexto escolar; OA2: identificar e relacionar teorias psicossociais contemporâneas sobre os processos de inclusão e exclusão escolar da diversidade social e cultural, ao longo da infância e adolescência, em meio escolar; OA3: analisar o contributo dos processos de inclusão e exclusão da diversidade social e cultural no desempenho académico e no bem-estar dos alunos no quadro da literatura sobre preditores em educação. OA4: identificar e compreender os princípios fundamentais do desenvolvimento e da implementação de intervenções psicossociais em contexto escolar; OA5: identificar, articular e adaptar intervenções sociopsicológicas baseadas em evidência, para promover a inclusão da diversidade social e cultural e o desenvolvimento de relações intergrupais / interculturais positivas em contexto escolar.
Programa
CP1: Diversidade social e cultural e relações interculturais na escola 1.1 Diversidade social e cultural: perspetivas e conceitos 1.2 Diversidade social e cultural: operacionalização e avaliação CP2: Processos psicossociais e organizacionais de inclusão e exclusão da diversidade social e cultural em meio escolar. 2.1 Evidências sobre inclusão e exclusão em diferentes dimensões da diversidade social e cultural 2.2 Fatores preditores do sucesso e bem-estar escolares 2.3 Teorias e hipóteses explicativas sobre o papel da diversidade social e cultural e das relações interculturais no sucesso e bem-estar escolares CP3: Programas e intervenções para a promoção da inclusão da diversidade social e cultural 3.1 Conceitos fundamentais e metodologias para o desenvolvimento de intervenções escolares 3.2 Teorias psicossociais para a promoção da inclusão da diversidade social e cultural em meio escolar 3.3 Programas e intervenções para a promoção da inclusão da diversidade social na escola
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de 1) avaliação ao longo do semestre ou 2) avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui 1.1) leitura de 8 artigos / capítulos (5 indicados pelo docente e 3 identificados pelo aluno (10%); 1.2) desenvolvimento de uma proposta de intervenção psicossocial em meio escolar (1.2.1) apresentação de grupo da proposta de intervenção (10%); 1.2.2) relatório escrito da proposta de intervenção na escola (40% relatório de grupo; 40% reflexão crítica individual). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 8.5 valores, média final igual ou superior a 9.5 valores, e a presença em pelo menos 80% das aulas (10). 2) A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Aboud, F. E., Tredoux, C., Tropp, L. R., Brown, C. S., Niens, U., & Noor, N. M. (2012). Interventions to reduce prejudice and enhance inclusion and respect for ethnic differences in early childhood: A systematic review. Developmental Review, 32(4), 307-336. Buunk, A. P., & Van Vugt, M. (2007). Applying social psychology: From problems to solutions. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Stephan, W. G., & Vogt, W. (Eds.). (2004). Education programs for improving intergroup relations: Theory, research and practice. NY, USA: Teachers College Press.:
Secundária
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